Até outubro, foram encaminhadas para reciclagem cerca de 400 mil toneladas de embalagens, o que se traduz num crescimento de 8% face ao mesmo período de 2020.

Os dados foram adiantados pela Sociedade Ponto Verde (SPV), que diz refletirem a articulação com as empresas embaladoras e sistemas de recolha e gestão de resíduos. A sensibilização ao consumidor para a reciclagem faz parte da chave de sucesso para um fluxo de resíduos organizado e com resultados relevantes para a proteção ambiental e cumprimento das metas.

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Os consumidores reciclam mais e as empresas estão, também, cada vez mais empenhadas em contribuir para a sustentabilidade encontrando formas alternativas de consumir menos recursos”, assinala Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Em 25 anos de atividade, comemorados em novembro deste ano, a SPV contabiliza mais de 55 milhões de euros investidos em campanhas de sensibilização e 13 milhões em I&D e procura de soluções nas áreas de ecodesign e do design4recycling.

Em 2019, empresas clientes da SPV, que representam 33% das embalagens declaradas, reportaram ter implementado medidas de prevenção que vão desde a redução do peso unitário da embalagem, à não utilização de embalagens supérfluas ou ainda à incorporação de matérias-primas secundárias (recicladas).

As metas da reciclagem de embalagens urbanas (55%) são cumpridas e até ultrapassadas, mas pela frente temos o ambicioso objetivo de chegar aos 65% de reciclagem de todas as embalagens colocadas no mercado até 2025”, conclui Ana Isabel Trigo Morais.