A DHL está a focar os jovens adeptos de  eSports, capitalizando sobre o crescimento do setor de mobile gaming e das plataformas de streaming online, para encontrar novos colaboradores.

Em parceria com o jogo online multiplayer Dota 2, a DHL está a criar uma página web personalizada (https://inmotion.dhl/en/esl/dota2-adventures/career), para informar sobre vagas de emprego na DHL, especialmente no departamento de TI.

SirActionSlacks e EffibotSirActionSlacks e Effibot

A campanha foi promovida pela primeira vez através de várias atividades (conteúdo online, stand e palestras ao vivo) no evento ESL One Stockholm Dota Major 2022, que terminou a 22 de maio. A DHL é o Parceiro Logístico Oficial da ESL Gaming e é responsável pela logística do evento.

A campanha de employer branding contou com a ajuda do brand ambassador SirActionSlacks, conhecido por criar vídeos de entretenimento no reino do jogo Dota 2. Foi criada a página oficial DHL Dota Career, onde os fãs do jogo Dota podem saber mais sobre como é trabalhar na DHL e candidatarem-se a empregos na área de TI. Além disso, os fãs podem “candidatar-se” ao cargo de assistente de SirActionSlacks, habilitando-se a figurar num dos seus episódios.

“Estamos sempre à procura de ideias inovadoras no recrutamento e employer branding”, afirma Meredith Wellard, Vice-Presidente do Grupo Learning& Talent do Grupo Deutsche Post DHL. “O público-alvo da combinação entre eSports e funções de TI condiz de forma inteligente dois mundos com todo o tipo de oportunidades.”

"A DHL não só é um parceiro de confiança nosso e um grande apoiante dos eSports ao longo dos anos, como também se tornou um dos mais conceituados parceiros da ESL Gaming aos olhos dos nossos fãs", refere Artem Bykov, Diretor Geral, Gestão de Jogos da ESL Gaming. "A DHL foi sempre mais além para se ligar ao público e gerar valor acrescentado para os fãs, tanto no local, na arena, como em casa, e desta vez não é exceção."

A série DHL Dota Adventures, que começou em 2018, é uma coleção de episódios relacionados com o Dota 2, o SirActionSlacks e o seu fiel companheiro da DHL, EffiBOT. A série de conteúdos tornou-se rapidamente na mais apreciada nos torneios da ESL.

Além do mais, a DHL, nos eventos ao vivo, envolve-se diretamente com os fãs através do DHL DROP, uma atividade na qual se podem ganhar prémios através da demonstração de mensagens criativas e originais no cartaz DHL DROP. Para aqueles que não podem estar na arena, mas assistem ao torneio Dota 2 através de live stream, os espectadores podem participar digitando "!DHLDROP" no chat do Twitch.

"A DHL é celebrada e amada pela comunidade de fãs da ESL, que é o maior elogio possível para um patrocinador", diz Arjan Sissing, Head de Brand Marketing do Deutsche Post DHL Group. "Para nós, esta ligação emocional aos fãs de eSports em todo o mundo é a forma perfeita de ligação a uma enorme comunidade de nativos digitais com uma grande afinidade pelo e-commerce".

A comunidade de eSports é um mercado em rápido crescimento, que já conta com mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo, que acompanham os grandes torneios de gaming.

Ao longo dos últimos anos, a DHL tem vindo a construir uma parceria com a ESL, fornecendo todo o transporte e logística de eventos para o Dota 2, Counter-Strike: Global Offensive, torneios e ligas. A DHL organiza o transporte do equipamento de palco e outras necessidades logísticas para todos os eventos de classe mundial da ESL Gaming, e gere os envios de merchandising.