A cidade de Barcelona volta a reunir a indústria de embalagens na mostra de soluções essenciais para o desenvolvimento de qualquer atividade produtiva, industrial, logística e comercial. A Hispack começou hoje e prolonga-se até 27 de maio, com mais de 600 expositores diretos e 1100 marcas representadas.

Na feira organizada pela Fira de Barcelona será possível encontrar resultados concretos e novas aplicações de embalagem, com destaque para temas como a sustentabilidade, digitalização e experiência de utilização de embalagens.

Com a presença de alguns dos principais fabricantes e distribuidores, a Hispack vai ocupar dois pavilhões do recinto Gran Via, com tecnologia de embalagem, materiais e soluções, tendo em conta todo o ciclo de vida e as ligações com outros processos produtivos e a cadeia de abastecimento.

Sessenta por cento da oferta corresponde a equipamentos e máquinas para embalagem, engarrafamento, rotulagem, codificação, rastreabilidade, processamento, automação, robótica e logística. Estes são os sectores chamados de Packaging & Processo de Maquinaria; Rotulagem e Engarrafamento; e Logística, Automação & Robótica no Hall 3.

Entretanto, os restantes 40% dos expositores apresentarão materiais, acabamentos, POS e elementos de embalagem específicos para diferentes indústrias e tipos de consumo, bem como para distribuição, e-commerce e retalho. Estes são os sectores de Marcas e Embalagens Industriais, que estarão localizados no Hall 2.

salon hispack p1Foto de Arquivo

Dos desafios às conquistas

A Hispack focará também 60 atividades com cerca de 200 oradores. Depois de várias edições a falar dos desafios da indústria de embalagens, este ano o foco será explicar e partilhar os resultados concretos da aplicação da inovação proposta para a embalagem. Assim, em cada pavilhão haverá uma área de atividades chamada Hispack Unboxing, em que haverá seminários, conferências e apresentações de histórias de sucesso que podem inspirar outras marcas e empresas a utilizar soluções de embalagem mais eficientes e rentáveis. que respondam às novas necessidades dos clientes e consumidores. O Hispack Unboxing incluirá também áreas de networking, exposições de produtos e projetos de embalagem, bem como visitas guiadas.

Os tópicos programados incluem: marca, personalização, diferenciação através do design de embalagens, embalagem premium, eco design, reciclagem de embalagens, estratégias de reutilização, reintrodução de material reciclado, bioplásticos, soluções de rastreabilidade, armazéns inteligentes, resultados da automatização da máquina e gestão avançada da conectividade e do ciclo de vida do equipamento.

A Hispack lançou ainda o programa "Boosters", através do qual convidará uma dezena de empresas de setores como alimentos, bebidas, cosméticos, produtos farmacêuticos, têxteis, retalho, entre outros, a aproveitar a plataforma da feira para apresentar as suas estratégias e a relação com as embalagens ao inovar, conhecer novos avanços e agendar reuniões de negócios com expositores. Beam Suntory, Flopp - Careli, The Body Shop, Ferrer, Pastas Gallo, Unilever e Mahou são algumas das empresas que já confirmaram a sua participação.

 As propostas de formação da Hispack serão complementadas por outros seminários técnicos e conferências promovidos por associações profissionais, organizações e publicações. Destaque para o IV Congresso da Perfumaria de Barcelona, um evento científico e técnico que reúne profissionais da indústria de fragrâncias organizada pelo Beauty Cluster, e o espaço de conhecimento do Cluster de Embalagens com palestras e apresentações de experiências sobre modelos colaborativos de inovação no setor, transferência de conhecimento, gestão de talentos e a oportunidade para conhecer novas empresas.

Hipack 1

Ao mesmo tempo, a Hispack, sob o título "Best in class", vai dedicar um dia a cinco histórias de sucesso internacionais, que provocaram uma verdadeira revolução em termos de transformação empresarial baseada na embalagem. Uma delas é a empresa dinamarquesa Grow up farm, que cultiva microvegetais e graças a embalagens disruptivas começou a exportar parte da sua produção.

Além disso, no âmbito da Hispack, terá lugar a cerimónia dos Prémios Liderpack, os prémios para POS e embalagem atribuídos em Espanha, correspondentes às edições de 2020 e 2021. Finalmente, a Hispack vai também celebrar a Noite de Embalagem, um evento social pensado para promover o networking num ambiente descontraído de forma a potenciar oportunidades de expansão da rede de contactos profissionais.