A Smurfit Kappa organizou o Workshop “Não há um Planeta B” no seu Experience Centre, para mostrar a necessidade de criar embalagens de cartão canelado que tenham um impacto positivo nas cadeias de fornecimento e ajudem a reduzir a pegada de carbono e os resíduos.

Workshop No hay un Planeta B

A tendência crescente da procura por embalagens sustentáveis, segundo a consultora Mintel, aumentará durante os próximos anos. Foi identificado que, em 2030, valorizarão mais do que nunca a inovação destinada a combater as alterações climáticas. Os participantes no Workshop tiveram a possibilidade de descobrir os benefícios de incluir a sustentabilidade nas políticas de negócio e na estrutura, graças a dados como os do estudo "Sustentabilidade e rentabilidade: em busca de um equilíbrio", elaborado pelo Financial Times com 200 diretores e 1500 consumidores do Reino Unido. O estudo aponta para que 55% dos compradores tenham adquirido alguma vez um produto, porque a sua embalagem era sustentável, e 50% tenham rejeitado algum produto precisamente pelo contrário.

Os participantes puderam descobrir ainda, através de um jogo virtual, alguns mitos sobre o papel, como o de que a embalagem à base de papel gera muito desperdício. Outro desses mitos é que as florestas europeias estão a ser desflorestadas devido à necessidade de madeira para a produção de papel.

Foi ainda dada a conhecer a legislação em vigor, bem como a que se aplicará a curto prazo, com o objetivo de potenciar a economia circular e a redução de resíduos, que ferramentas de inovação podem ajudá-los a analisar os níveis de sustentabilidade do packaging ou quais são as soluções inovadoras da marca.

Veja aqui um resumo do workshop.