fbpx

Os dados mais recentes publicados pela Close the Glass Loop, que mostra as taxas de reciclagem de 28 países na Europa, revelam que se atingiu uma taxa de reciclagem de 78% em 2019, mais 2% do que no ano anterior.

Os associados da Close the Glass Loop visam alcançar um objetivo de recolha de embalagens de vidro pós-consumo de 90% até 2030, e garantir a reciclagem para que a grande maioria dos 13,7 milhões de toneladas recolhidas possam regressar para fazer outras embalagens.

"A recolha recorde de vidro e a taxa de reciclagem de 78% mostram que o nosso ambicioso Close the Glass Loop podem ser alcançados com uma estreita cooperação entre todos os intervenientes na cadeia de valor, partilha de boas práticas em modelos de recolha inovadores e personalizados, classificação de alta qualidade e campanhas de reciclagem e comunicação para os consumidores", diz Joachim Quoden, Managing Diretor da EXPRA (Aliança de Responsabilidade alargada do Produtor), em nome dos parceiros da Close the Glass Loop.

"O vidro é um material permanente que pode ser infinitamente reciclado em novas embalagens. Quanto mais o vidro é recolhido seletivamente, melhor a sua qualidade para mais vidro reciclado que pode ser produzido  e incorporado na produção de novas embalagens de vidro", diz Marine Ronquetti, Secretário General da FERVER, Federação Europeia de Recicladores de Vidro.