A Unilever vai eliminar a palavra “normal” de todas as embalagens e campanhas publicitárias das suas marcas de beleza e cuidados pessoais, de marcas como a Dove, Rexona, Axe e TRESemmé, que irão posicionar-se para defender a beleza equitativa, inclusiva e sustentável para o planeta.

“A decisão de remover a palavra “normal” é um dos muitos passos que estamos a dar no sentido de desafiar os ideais de beleza restritos, enquanto trabalhamos para ajudar a acabar com a discriminação e defender uma visão de beleza mais inclusiva. Uma pesquisa mundial sobre as experiências do consumidor junto da indústria da beleza, revela que o uso da palavra “normal” para descrever o cabelo ou a pele faz com que a maioria se sinta excluída”, diz a empresa em comunicado.   

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O estudo realizado a pedido da Unilever, que envolveu 10.000 pessoas em nove países, concluiu que mais de metade (56%) pensa que a indústria da beleza e cuidados pessoais pode fazer com que as pessoas se sintam excluídas.

As pessoas querem ver a indústria de beleza e cuidados pessoais mais focada em fazer as pessoas sentirem-se melhor do que terem apenas uma melhor aparência (74%). E 7 em cada 10 pessoas concorda que usar a palavra “normal” nas embalagens dos produtos e nas campanhas publicitárias tem um impacto negativo. Para os jovens – com idades entre os 18 e 35 anos – este número aumenta para 8 em cada 10.

Sunny Jain, Presidente de Beauty & Personal Care, refere: “Assim, estamos a assumir o compromisso de combater normas e estereótipos prejudiciais e a moldar uma definição de beleza mais ampla e abrangente. Sabemos que remover a palavra “normal” dos nossos produtos e embalagens não irá, por si só, resolver o problema, mas é um importante passo nesse sentido. Esta é apenas uma das várias ações que estamos a realizar como parte da nossa visão de “Beleza Positiva”, que tem como objetivo não só causar menos danos, mas trazer mais benefícios para as pessoas e para o planeta.”

 

Além de remover a palavra “normal”, a Unilever compromete-se a não alterar digitalmente o formato, dimensão, proporção do corpo ou cor da pele das pessoas nas suas campanhas publicitárias. Além disso, pretende aumentar o número de anúncios retratando pessoas de diversos grupos menos representados.

Melhorar a saúde e o bem-estar, além de promover a igualdade e a inclusão, ajudar a proteger e a regenerar 1,5 milhões de hectares de terra, florestas e oceanos até 2030, e apoiar a proibição a nível mundial dos testes em animais nos cosméticos até 2023, são os três vértices orientadores da atividade da Unilever.

A “Beleza Positiva” vem no seguimento do lançamento do programa Clean Future (“Futuro Limpo”), a estratégia de negócio sustentável da Divisão de Home Care da Unilever, em setembro de 2020, e da Future Foods, a estratégia para um negócio sustentável da Divisão de Foods & Refreshment da Unilever, lançada em novembro de 2020.

A Unilever é um dos líderes mundiais na produção e comercialização de bens de grande consumo, na área alimentar, cuidado da casa e produtos de beleza e higiene pessoal. Está presente em mais de 190 países, sendo os seus produtos usados diariamente por mais de 2.5 mil milhões de pessoas. A Companhia emprega 149 mil colaboradores e faturou cerca de 50.7 mil milhões de euros, no ano de 2020. Mais de metade destas vendas é realizada em países emergentes. Do seu portefólio fazem parte mais de 400 marcas, como Dove, Knorr, Domestos, Hellmann’s, Olá, Ben&Jerry´s, Magnum, Surf e Axe e outras como Love Beauty & Planet, Seventh Generation e The Vegetarian Butcher.

Em Portugal, a Unilever está presente através de uma parceria com a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, desde 1949. Com unidades fabris localizadas em Santa Iria de Azóia, a Unilever FIMA comercializa marcas como Axe, Calvé, Cif, Cornetto, Dove, Knorr, Hellmann’s, Lipton, Magnum, Olá, Rexona, Skip, Sun, Surf, TRESemmé, Vaseline, entre outras.