A EcoXperience, marca que incorpora o universo Mistolin, faz a valorização do resíduo óleo alimentar  para obtenção de produtos de limpeza 100% biodegradáveis e com reduzido impacto ambiental. A marca é comercializada a granel e vendida numa embalagem, que se adapta aos diferentes produtos da marca, e que conquistou o prémio “Good Design”.

Nascida de uma startup alojada na Universidade de Coimbra, a EcoXperience foi criada com o objetivo de repensar a forma como os detergentes são obtidos, bem como o modelo tradicional de comercialização dos mesmos. “É desta vontade de transformar todo o status quo associado à produção e à comercialização dos detergentes, que nasce a EcoXperience: marca focada na obtenção de produtos a partir da economia circular que são também comercializados dentro do mesmo espírito sustentável e amigo de ambiente, com foco na venda a granel”, destaca César Henriques, sócio fundador da marca.

EcoXperience

Todos os dias são geradas cerca de 150 toneladas de óleos alimentares usados, só em Portugal. Cerca de metade desse óleo usado não é valorizado, situação que se traduz em danos para o ambiente e num peso financeiro para os municípios estimado em 300 milhões de euros para remover esses óleos usados das águas das ETARs. Um litro de óleo é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água.

Para além de evitar a poluição das águas e de reduzir o impacto no recurso a materiais virgens, a Ecoxperience ao possibilitar o sistema refill na compra de detergentes evita enviar para o lixo milhões de embalagens anualmente. Com a venda granel, a marca já poupou, até à data, mais de 40 mil embalagens de 1L de uso único.

Atualmente, a marca disponibiliza uma gama que integra 14 produtos, direcionados para o consumo doméstico, educativo e profissional, sobretudo para o canal Horeca, distribuídos por 150 pontos de venda em Portugal. A venda granel é essencial na estratégia comercial da marca, que espera alcançar até 2023 cerca de 1000 pontos de venda equipados com sistema refill em Portugal e em Espanha.

O futuro é limpo, uma e outra vez

A EcoXperience concluiu o processo de rebranding para se aproximar de um público mais jovem e mais atento e preocupado com as questões da sustentabilidade ambiental.

“Acreditamos que mudança para hábitos de consumo mais conscientes só é possível se os consumidores tiverem conhecimento do impacto de todo o ciclo do produto nas nossas vidas e no mundo à nossa volta. A partilha de conhecimento entre gerações é fundamental para a aquisição de novos hábitos”, explica César Henriques.

O novo posicionamento da marca pretende ainda alavancar o crescimento do consumo da Portugal e em Espanha, mercados prioritários para a marca e, ao mesmo tempo entrar em novos mercados internacionais, especialmente nos países da Europa Central e do Norte.

“O mercado ibérico é essencial para o crescimento da marca. Depois de reforçarmos a nossa posição em Portugal e em Espanha, temos como ambição entrar nos mercados da Europa Central e do Norte onde os consumidores são especialmente atentos ao papel e ao contributo das marcas na sustentabilidade do planeta, e na responsabilidade ambiental. Acreditamos que a EcoXperience tem aqui muito espaço para crescer”, acrescenta o responsável.

O rebranding da marca envolveu também a conceção de novas embalagens que têm como característica principal o facto de serem universais (a mesma embalagem ajusta-se às diferentes tipologias de produto).

A nova embalagem EcoXperience foi, recentemente, galardoada com prémio “Good Design”, que distingue os melhores produtos de design concebidos para o consumidor.