A PepsiCo publicou o seu relatório sobre os resultados Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) relativamente a 2023.

A PepsiCo alcançou alguns objetivos antes do previsto, introduziu novos e refere que há áreas que continuam a representar desafios, nomeadamente em relação às embalagens.

A PepsiCo pretende projetar 100% das suas embalagens para serem recicláveis, compostáveis, biodegradáveis ou reutilizáveis (RCBR) até 2025. Em 2023, essa percentagem alcançou 89%. No ritmo atual, a empresa acredita que não conseguirá atingir a meta de 100% dentro de dois anos.

"Três anos após o início da nossa jornada pep+, é claro que o foco que temos impulsionado em toda a empresa está a funcionar em muitas áreas. O nosso uso de plásticos virgens diminuiu ano após ano e as nossas emissões totais de Escopo 1, 2 e 3 estão abaixo dos níveis de 2022, bem como em relação à linha de base de 2015. Tudo isso deve ser celebrado. No entanto, o caminho à frente continuará a apresentar desafios," disse Jim Andrew, Diretor de Sustentabilidade da PepsiCo.

"Continuamos a avaliar onde dedicar tempo e recursos para gerar um impacto significativo e garantir que estamos focando nossos esforços. Construir parcerias fortes e estratégicas com outros grandes intervenientes e adotar e escalar tecnologias inovadoras são centrais para a nossa estratégia."

Em comparação com 2020, a PepsiCo afirma ter reduzido o uso de plástico virgem de fontes não renováveis em 1% por porção no seu portfólio global de bebidas e alimentos práticos. A tonelagem absoluta de plástico virgem derivado de recursos não renováveis passou  de -11% em 2022 para -6% em 2023.

Seguindo o objetivo de implementar 50% de conteúdo reciclado nas embalagens de plástico até 2030, a empresa utilizou 10% em todo o seu portfólio no ano passado. Em mais de 30 mercados, pelo menos um produto da PepsiCo foi vendido embalado em 100% rPET (excluindo tampas e rótulos). 10% das bebidas foram vendidas em modelos reutilizáveis, incluindo a plataforma SodaStream, assim como em embalagens reutilizáveis, garrafas de vidro e plástico retornáveis. Isso mantém a empresa no caminho para atingir a meta de 20% de embalagens reutilizáveis até 2030.

A PepsiCo anunciou, em 2023, a implementação da substituição de anéis plásticos por anéis de papel em todos os multipacks de bebidas na América do Norte.

A empresa continua a apostar na área da agricultura regenerativa e registou uma melhoria de 25% na eficiência do uso de água em locais da empresa com alto risco hídrico. Nos novos objetivos estão a redução do sódio e a aposta em ingredientes diversos.

O resumo digital deste ano e todos os recursos associados para download estão disponíveis aqui. Por favor, consulte os ativos completos do Conjunto de Relatórios ESG da PepsiCo para uma visão geral completa dos resultados pep+ de 2023 da PepsiCo.

 

Para conhecer o sumário do relatório, clique aqui.