A Sociedade Ponto Verde apresentou o Pack4Sustain, um novo serviço destinado a auxiliar na concepção e desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis e circulares através do ecodesign.
O serviço, que é totalmente online, avalia as características e componentes das embalagens feitas de diversos materiais como plástico, papel/cartão, vidro, metal e madeira, focando na circularidade e no impacto ambiental, especialmente nos ecossistemas marinhos.
O Pack4Sustain atribui uma classificação integrada numa escala de cinco níveis após a avaliação, oferecendo também sugestões de melhorias e recomendações sobre a correta iconografia de reciclagem para as embalagens.
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, comentou sobre o lançamento: “Trabalhamos diariamente e em conjunto com os nossos clientes para ajudar o País a cumprir as metas ambientais, em particular da reciclagem de embalagens, e o Pack4Sustain nasce neste contexto. É uma ferramenta de trabalho, alinhada com a evolução legislativa do setor das embalagens, e que vem juntar-se a outras soluções inovadoras que já disponibilizamos aos nossos clientes, surgindo como um novo contributo para se conseguir uniformizar as práticas sustentáveis no setor das embalagens”.
“Continuamos a afirmarmo-nos como o parceiro na jornada da Sustentabilidade dos nossos clientes e a assegurar o trabalho de proximidade e de educação com os cidadãos, já que, os resultados obtidos através deste serviço, vão ajudar também a tomadas de decisões mais responsáveis por parte dos consumidores, no momento da compra e no pós-consumo”, conclui a CEO da Sociedade Ponto Verde.
A Sociedade Ponto Verde pretende aumentar a taxa de reciclagem e a reciclabilidade das embalagens em Portugal, abordando desafios como a presença de contaminantes e a composição dos materiais, que podem impedir o processamento eficaz das embalagens após a coleta seletiva.
O serviço foi desenvolvido em parceria com o Centimfe – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.
Este serviço não só promete ajudar na otimização da concepção de embalagens mas também pretende influenciar positivamente as decisões dos consumidores, contribuindo para práticas de consumo mais responsáveis.
Mais informações estão disponíveis em https://pack4sustain.pontoverdelab.pt/.