A The Navigator Company, em colaboração com a EuroKraft, celebrou, no dia 18 de outubro o Dia Europeu do Saco de Papel.

A iniciativa, que começou em 2018 através da plataforma The Paper Bag, tem o objetivo de sensibilizar os consumidores para os benefícios das embalagens de papel.

Este ano, a 7ª edição do evento decorre sob o tema "O Futuro nas Tuas Mãos" e pretende destacar a importância de escolhas sustentáveis e conscientes. Através de diversas atividades por toda a Europa, a iniciativa incentiva os cidadãos a reduzir a sua pegada ecológica. O programa pode ser consultado online no site da The Paper Bag. A Navigator e a EuroKraft apelam à partilha de experiências nas redes sociais com a hashtag #EuropeanPaperBagDay.

PaperBagDay

O evento acontece num contexto global marcado pelas alterações climáticas e pela escassez de matérias-primas. Segundo a Navigator, os consumidores estão a adotar estilos de vida com menor impacto ambiental, influenciados pela legislação europeia. Um exemplo dessa mudança é a redução de 88% no uso de sacos de plástico descartáveis na Suécia entre 2018 e 2021.

A Navigator lançou, em 2021, uma nova linha de produtos de embalagem sob a marca gKRAFT™, com o objetivo de acelerar a transição para a utilização de fibras naturais e recicláveis. A empresa tem investido no desenvolvimento de outras soluções de packaging sustentáveis, utilizando materiais derivados da fibra curta do eucalipto globulus, uma espécie que encontra em Portugal condições favoráveis de solo e clima. No segundo semestre de 2024, a Navigator irá inaugurar a sua primeira linha de produção de peças de celulose moldada de eucalipto.