A Tetra Pak e a Lactalis apresentaram uma nova embalagem Tetra Brik Aseptic, que utiliza polímeros reciclados certificados derivados de embalagens de cartão para bebidas usadas.

Os polímeros reciclados são certificados pelo ISCC PLUS, um sistema que garante a origem sustentável das matérias-primas através de um método de balanço de massas. Este processo permite rastrear a mistura de matérias-primas fósseis, recicladas e não recicladas ao longo da cadeia de abastecimento, assegurando a verificação por auditores externos. A reciclagem química utilizada no processo mantém a qualidade, segurança alimentar e desempenho das embalagens, demonstrando o potencial de circularidade dos materiais.

tetra pak puleva

A Tetra Pak comprometeu-se a investir 100 milhões de euros por ano, durante os próximos cinco a dez anos, para ampliar a sustentabilidade das suas embalagens. A Lactalis, por sua vez, alinha esta iniciativa com as suas prioridades ambientais, como a economia circular e a descarbonização das suas atividades até 2050.

Marco Marchetti, Vice President Packaging Materials, Sales and Distribution Solutions da Tetra Pak, acrescenta: “Aumentar a utilização de recursos renováveis e reciclados nas embalagens é fundamental se quisermos ajudar os produtores de alimentos e bebidas a alcançar a circularidade dos materiais, transformando os resíduos em novos recursos e reduzindo a dependência de materiais virgens de origem fóssil. Para aumentar a utilização de polímeros reciclados certificados nas embalagens para alimentos, precisamos de uma ação coletiva em todo o sistema e de legislação que permita a sua utilização. Os investigadores, os decisores políticos, os recicladores, os players da indústria e outras partes interessadas devem trabalhar em conjunto para transformar os desafios em oportunidades, como demonstrado nesta apresentação pioneira, que estamos a fazer com a Lactalis, a nível mundial.”

Joël Llovera, Diretor de Compras da Lactalis Iberia, afirma: “A nossa colaboração com a Tetra Pak baseia-se numa visão partilhada e no compromisso com a gestão ambiental para as gerações futuras, facilitada pelos princípios da economia circular. A inovação na embalagem desempenha um papel crucial neste esforço. Estamos empenhados no progresso sustentável. A transição de polímeros de origem fóssil para polímeros reciclados, certificados pelo ISCC PLUS como estando ligados a embalagens de cartão para bebidas usadas, representa um passo significativo em direção ao nosso objetivo.”

A nova embalagem será inicialmente utilizada na gama de produtos lácteos da marca Puleva, comercializada em Espanha, incluindo variedades de leite magro, meio-gordo, gordo e sem lactose. A Lactalis planeia expandir gradualmente o uso de embalagens com polímeros reciclados certificados para outros produtos, respondendo às crescentes expectativas dos consumidores.