O Prémio “Junta-te ao Gervásio” da Sociedade Ponto Verde recebeu um total de 189 projetos integrados na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, desenvolvidos em território nacional por Juntas de Freguesia, entidades de proximidade e cidadãos.
Este número representa um crescimento de 8% em comparação com a primeira edição.
O objetivo do prémio é distinguir as melhores práticas dentro das comunidades locais e dar-lhes visibilidade, incentivando a replicabilidade dessas iniciativas noutros contextos comunitários.
Das 189 candidaturas recebidas, distribuídas por todos os distritos de Portugal Continental e pelos Arquipélagos dos Açores e Madeira, 78 integram a categoria “Cidadania Social” (pessoas singulares), 63 a categoria “Entidades de Proximidade” (associações e organizações) e 48 a categoria “Juntas de Freguesia”. Os distritos com maior número de participações foram Lisboa (45 projetos), Porto (25 projetos), Braga (18 projetos), Setúbal (15 projetos), Coimbra (14 projetos), Aveiro (13 projetos) e Santarém (11 projetos).
A fase de avaliação dos projetos já está em curso pelo ISCTE Executive Education, Knowledge Partner do Prémio, que selecionará os finalistas. A decisão final estará a cargo do júri do “Junta-te ao Gervásio”, que avaliará os projetos com base em critérios como inovação, impacto económico, social e ambiental na comunidade local.
Na categoria “Freguesias”, será atribuido um primeiro lugar que receberá um kit tecnológico “Gervásio”, além de quatro menções honrosas. Nas categorias “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social”, serão premiados os três primeiros classificados, com um total de 16.500€ em prémios monetários, além de duas menções honrosas em cada categoria.
Os projetos elegíveis são aqueles já implementados ou em desenvolvimento que tenham um impacto positivo na separação de embalagens para reciclagem dentro das comunidades locais, podendo ser replicados em outras localidades do país.
“O balanço que fazemos desta segunda edição do ‘Junta-te ao Gervásio’ é bastante positivo. Termos recebido mais candidaturas do que no primeiro ano mostra que há uma maior preocupação e se dá mais importância à reciclagem de embalagens. Isto é muito relevante quando o País, em 2025, precisa de estar a reciclar, pelo menos, 65% de todas as embalagens que são colocadas no mercado. É fundamental continuar a sensibilizar e dar a conhecer projetos como estes, que têm de ser valorizados, por trazerem soluções para ajudar a cumprir com este objetivo,” refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
“De facto, é notável o que já está a ser feito e a Sociedade Ponto Verde vai continuar este trabalho de proximidade com as forças vivas locais para que, em conjunto, se consiga fazer mais e melhor para o desenvolvimento da economia circular em Portugal e, em particular, para aumentar a recolha de recicláveis,” conclui Ana Trigo Morais.
O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde, com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, contando com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.
Pode encontrar mais informações em: https://recicla.pt/juntateaogervasio/.