A Sociedade Ponto Verde (SPV) lançou uma nova edição do programa de financiamento de ações de comunicação e sensibilização para a reciclagem, agora com a designação Rede Recicla+.

A iniciativa destina-se a Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), municípios e empresas municipais, que podem apresentar candidaturas até 1 de maio.

Para esta edição, a SPV disponibiliza 700 mil euros para apoiar projetos de comunicação e educação ambiental, com um financiamento máximo de 50 mil euros por candidatura.

O programa mantém como prioridade as ações que incentivem a recolha seletiva de embalagens de vidro, particularmente no canal HORECA (hotelaria, restauração e cafés). Este material continua a apresentar margens significativas de melhoria no processo de reciclagem.

“Este programa é dos mais estratégicos para a SPV e, por isso, agora sob a designação “Rede Recicla+”, vamos continuar a trabalhar, em proximidade, com os SGRU e os Municípios. Queremos apoiá-los na implementação das suas ações, com o objetivo muito concreto de conseguirmos, em conjunto, acelerar a reciclagem de embalagens de vidro. É essencial estarmos no terreno, junto dos cidadãos e de setores de atividade específicos como o canal HORECA, a sensibilizar e a incentivar para haja uma maior participação neste processo pois, só com todos, o País conseguirá alcançar as metas da reciclagem de embalagens”, afirma a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.

A iniciativa surge num momento em que Portugal permanece abaixo das metas definidas para a reciclagem de embalagens. Em 2025, o país registou uma taxa de retoma de 60,2%, aquém da meta de 65% de reciclagem das embalagens colocadas no mercado.

O Rede Recicla+ sucede ao programa Juntos a Reciclar++, mantendo o objetivo de apoiar campanhas locais que promovam comportamentos de separação e reciclagem. Nos últimos anos, a iniciativa tem registado um crescimento significativo: entre 2024 e 2025, o número de candidaturas apoiadas aumentou cerca de 50%.