A Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE) apresentou uma nova identidade visual, acompanhada pelo desenvolvimento de um novo website.
A nova imagem e o novo site foram desenvolvidos pela MARCO Agency. As mudanças marcam um momento significativo na trajetória da associação que irá completar 50 anos de atividade em 2025.
“O novo logotipo respeita a tradição, o peso histórico e económico da AIVE, mas, ao mesmo tempo, reflete o dinamismo, a inovação e a sustentabilidade deste setor industrial. Com um novo lettering, o logotipo é facilmente identificado com o setor de atividade, através das três embalagens de vidro presentes no canto superior esquerdo”, refere a associação em comunicado.
O site da AIVE foi completamente reformulado com o objetivo de proporcionar uma experiência mais rica e intuitiva. Com toda a informação sobre a associação, respetivos associados e parceiros, sobre os benefícios das embalagens de vidro, as suas credenciais de sustentabilidade e sobre o processo produtivo, mais recursos visuais, e uma biblioteca que inclui estudos e dossiers do setor assim como vídeos, o site confere maior visibilidade a todas ações desenvolvidas pela associação.
Sendo a Sustentabilidade e a Descarbonização dois pilares centrais da estratégia da AIVE, o site apresenta duas secções especificamente focadas nessas áreas. Já na secção Roteiro para a Descarbonização, o site destaca o RODIV2050, um projeto financiado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), que está a ser desenvolvido pela AIVE em consórcio com a APICER, com o apoio de consultores externos. O projeto visa alavancar a descarbonização da indústria do vidro e promover uma mudança de paradigma na utilização dos recursos, através da promoção de um conjunto de ações que vão desde a identificação de áreas de melhoria, de trajetórias custo-eficazes de redução de emissões e identificação de soluções tecnológicas de baixo carbono, bem como a promoção da economia circular, através da reciclagem, ao reintroduzir casco de vidro no processo produtivo e a utilização de biocombustíveis como o Hidrogénio verde ou o Biometano, promovendo sempre a inovação em áreas que conduzam esta indústria às metas da neutralidade carbónica.
A AIVE representa três grupos (BA Glass, Vidrala e Verallia Portugal), com 6 unidades fabris e mais de 800 milhões de euros de volume de negócios. Anualmente, saem dos fornos de fusão de vidro, em Portugal, mais de 6 mil milhões de embalagens para a indústria alimentar.