A UPM Raflatac anunciou sua colaboração com a Eurostampa no projeto Envelope 2024. O projeto destaca o uso de design de ponta e materiais sustentáveis, unindo tecnologia e criatividade no setor de embalagens.
A Eurostampa, conhecida pelas suas etiquetas para vinho, bebidas espirituosas, chocolates e cosméticos, trabalha em conjunto com estudantes da Universidade de Ciências Gastronómicas de Pollenzo, Itália, e do programa DAAP (Design, Arquitetura, Arte e Planeamento) da Universidade de Cincinnati, Ohio. No âmbito do projeto, os estudantes foram divididos em dois grupos: o grupo de Pollenzo assumiu o papel de marketing, desenvolvendo um brief criativo alinhado com as diretrizes das marcas, enquanto o grupo de Cincinnati agiu como agência gráfica, criando rótulos que expressam a identidade única de cada marca.
As marcas envolvidas incluem Bacardi, Nutella, Jose Cuervo, Fior di Sole e Perrier Jouet, e os rótulos foram criados com o objetivo de atrair a Geração Z, explorando novas tecnologias, materiais e soluções de impressão. A UPM Raflatac forneceu materiais de rótulos incluindo dados de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) por meio do seu serviço Label Life, ajudando a garantir a sustentabilidade dos produtos.
“Os nossos materiais de rótulo são a tela para esses belos designs. Esta colaboração permite-nos mostrar o nosso compromisso com a sustentabilidade e inovação”, afirma Stefano Pistoni, Senior Manager da UPM Raflatac. Riccardo Sauvaigne, Diretor de Marketing e Inovação da Eurostampa, complementa: “Estamos a avançar no design de rótulos e a proporcionar oportunidades educacionais valiosas.”
Entre os materiais utilizados, destacam-se o UPM RAFLATAC HIPSTER WSA PCR-FSC, um rótulo feito de 100% de fibra reciclada com uma superfície texturizada, e o UPM RAFLATAC FOREST FILM™ PP CLEAR, o primeiro rótulo de plástico certificado de base florestal.