A agência portuguesa Omdesign® marcou presença na Expo Osaka 2025 com a exposição “The Luxury of Sustainability”, apresentada no dia 10 de julho no Pavilhão de Portugal.

O evento, designado “Omdesign® day”, celebrou mais de 27 anos de percurso da agência, sempre com uma forte ligação à cultura portuguesa e ao mar.

A mostra integrou-se no tema nacional da participação portuguesa, “Oceano, Diálogo Azul”, e reuniu projetos que refletem a união entre criatividade, consciência ambiental, luxo e inovação. A Omdesign® voltou a afirmar o design como uma ferramenta de mudança, promotora de práticas mais responsáveis, sem nunca abdicar da elegância, do detalhe e da autenticidade.

Omdesign Expo Osaka 2025 4

Durante a exposição, os visitantes puderam descobrir soluções de packaging e comunicação que evidenciam uma abordagem ecológica, baseada no respeito pelos recursos naturais, nos saberes artesanais e na valorização de marcas e produtos portugueses, tanto em contextos de grande consumo como em propostas exclusivas de luxo sustentável.

O dia terminou no terraço do pavilhão, com vista privilegiada sobre a Expo e um espetáculo de drones como pano de fundo. Houve lugar para uma tasting experience com cerveja, vinho, azeite e gin de clientes como Anselmo Mendes, F.C.Nº5, Quinta da Lagoalva, Quinta do Ventozelo e Super Bock. Um momento de celebração da portugalidade, onde tradição, cultura e design se uniram para reforçar o papel da criatividade como elo entre nações e identidades.

“É um privilégio partir de Leça da Palmeira rumo ao Japão e representar, ao mais alto nível, a excelência do design e da produção nacional — da sustentabilidade ao luxo — com uma qualidade verdadeiramente inigualável. É também gratificante constatar, através dos milhares de pessoas que visitaram a exposição, que nós, portugueses, quando queremos e trabalhamos juntos, com rigor e disciplina, conseguimos conquistar respeito e admiração nos quatro cantos do mundo, inclusive em culturas tão exigentes como a japonesa.”
Diogo Gama Rocha, fundador e diretor criativo da Omdesign®

Durante o evento, foi ainda apresentado um novo produto genuinamente português e com alma costeira: o gin F.C.Nº5, um projeto de Fábio Coentrão e Andreia Maciel. Esta marca reflete a identidade das Caxinas e a força do mar, espelhando o trabalho árduo, a coragem e a resiliência de um casal unido pela vida e pela tradição.

A Omdesign® foi fundada em 1998, o mesmo ano em que Portugal acolheu a Expo98, em Lisboa. Volta agora, 27 anos depois, a um palco mundial, ligando simbolicamente as suas origens ao futuro.