A nova Pós-Graduação em Logística e Cadeia de Abastecimento, reconhecida pela European Logistic Association (ELA), foi lançada com o objetivo de capacitar profissionais para otimizar processos logísticos e de abastecimento nas empresas.
Esta formação, fruto da colaboração entre a Católica Porto Business School (CPBS) e a Associação Portuguesa de Logística (APLOG), alia o conhecimento académico à experiência prática do setor.
Luís Marques, codiretor da pós-graduação, explica a integração das áreas de logística e cadeia de abastecimento no programa: “A logística trata do planeamento, implementação e controlo do fluxo e armazenamento de bens, serviços e informações, desde o ponto de origem até ao ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades dos clientes. A cadeia de abastecimento, por sua vez, é um sistema interligado de organizações, pessoas, atividades e recursos que abrange todo o processo de produção e entrega de um produto final, do fornecedor ao cliente.”
Raul Magalhães, também codiretor da pós-graduação, destaca a importância da diversidade setorial e da perspectiva global oferecida pela formação: “Esta diversidade setorial permite enriquecer a experiência com diferentes processos e desafios, e a perspetiva global dá a possibilidade de compreender a complexidade existente nas cadeias globais.”
Através de uma análise completa de três cadeias de valor, replicável em outras áreas, os participantes terão a oportunidade de identificar o papel essencial da Logística e da Supply Chain no sucesso das empresas.
A pós-graduação apresenta um programa abrangente, desenhado para atender às necessidades atuais e futuras dos profissionais. Com uma componente prática significativa, a formação inclui “estudos de caso, projetos, simulações e visitas a empresas”, preparando os participantes para enfrentar desafios concretos no campo da logística e da cadeia de abastecimento.
Além de desenvolver competências especializadas, a formação oferece uma visão completa de gestão, abrangendo desde a definição da estratégia até à sua execução em funções específicas. O programa foi concebido para que os profissionais possam aplicar tanto conhecimentos práticos quanto estratégicos na otimização dos processos logísticos e de abastecimento.
“Pretende-se que, através de uma visão 360º de três cadeias de valor, o participante possa identificar a intervenção e o papel da Logística e Supply Chain no sucesso das empresas”, reforça Raul Magalhães. Desta forma, a formação responde às exigências crescentes do mercado, capacitando gestores e empresas a melhorar a eficiência e eficácia nas operações, com impacto direto na competitividade e sustentabilidade das organizações.