Os CTT – Correios de Portugal passaram a disponibilizar, em todas as suas lojas próprias, atendimento presencial em Língua Gestual Portuguesa (LGP), através de uma parceria com a Serviin, empresa especializada em serviços de interpretação remota.

A partir de agora, sempre que um cliente surdo solicitar atendimento em LGP, os colaboradores das lojas CTT ativam, num dispositivo próprio, uma videochamada com um intérprete da Serviin. A câmara do equipamento é posicionada de forma a garantir a comunicação visual entre o cliente e o intérprete, que fará a tradução simultânea entre LGP e língua oral, permitindo o diálogo com o colaborador da loja.

“Este é um passo muito importante na já sólida parceria com a Serviin e vem colmatar a necessidade de comunicação da Comunidade Surda com os CTT, agora presencialmente, nas nossas lojas,” afirmou Sandra Moás, diretora-coordenadora da rede de retalho dos CTT. “É com muito orgulho que disponibilizamos mais uma ferramenta para criar uma igualdade de oportunidades quando se fala de acesso à informação, permitindo total autonomia às pessoas surdas.”

Já Filipe Pereira, CEO da Serviin, destaca o impacto social da iniciativa: “Este novo serviço vem fortalecer a nossa parceria com os CTT e dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido pela equipa dos CTT ao longo deste último ano. Estou certo que terá um impacto muito positivo no dia a dia de muitos surdos, e que deve ser visto como um exemplo a seguir nas políticas de acessibilidade e equidade por outros serviços públicos e privados.”

Este novo serviço junta-se ao atendimento telefónico com vídeo interpretação em LGP, lançado pelos CTT no início de 2024, também em colaboração com a Serviin. Neste formato, o cliente surdo comunica com o intérprete através da app Serviin, que, por sua vez, contacta o serviço de apoio ao cliente dos CTT por chamada de voz, garantindo uma tradução simultânea e eficaz.

Para aceder ao atendimento telefónico, o cliente apenas precisa de descarregar a aplicação gratuita da Serviin. A linha de atendimento está disponível nos dias úteis, entre as 08h30 e as 19h30.