A Transinsular, empresa do Grupo ETE, anunciou uma reestruturação do serviço regular de transporte marítimo para a Região Autónoma dos Açores (RAA), que passa a contar com o novo serviço “Transinsular Expresso +” e a integração do navio “ETE Portugal”, dedicado em exclusivo ao arquipélago.
Com 100 metros de comprimento e capacidade para 220 TEUs, o navio vai operar em conjunto com as embarcações Ilha da Madeira, Insular, Monte da Guia e Margarethe, assegurando saídas semanais de Lisboa e Leixões com destino às ilhas. O objetivo é aumentar a frequência, garantir maior pontualidade e assegurar escalas semanais em todo o arquipélago, correspondendo a uma antiga reivindicação da população e dos agentes económicos locais.
O Transinsular Expresso + arranca a 5 de setembro, com partidas do Leixões (pelo ETE Portugal) e de Lisboa (pelo Monte da Guia). Os itinerários detalhados ficam disponíveis a partir de 27 de agosto no site oficial da empresa.
Governo Regional saúda reforço
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, manifestou satisfação com o aumento da capacidade de transporte.
“Com o aumento significativo da carga transportada para os Açores, defendemos a necessidade de os operadores marítimos incrementarem a frota, o que agora acontece com o novo navio da Transinsular”, afirmou a secretária regional Berta Cabral.
A governante sublinhou ainda que o reforço resulta do “esforço de coordenação e cooperação que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver com os armadores” e acrescentou que esta medida responde a necessidades concretas da Região, assegurando previsibilidade, cumprimento de horários e uma cobertura mais eficiente.