A HAVI Portugal integrou na sua operação os dois primeiros semirreboques de refrigeração totalmente elétricos do Grupo HAVI.
A introdução assinala um novo passo na eletrificação da cadeia de frio e na redução do impacto ambiental da logística de produtos termo-sensíveis.
Os novos veículos estão equipados com a tecnologia Vector eCool™, um sistema de refrigeração autónomo que funciona exclusivamente com energia elétrica, dispensando motores de combustão.
A solução resulta de uma colaboração entre a Carrier Transicold, a Addvolt e a SAF-Holland, e combina refrigeração elétrica, recuperação de energia durante a circulação e armazenamento energético, assegurando o funcionamento contínuo do sistema mesmo quando o veículo se encontra parado ou desligado da rede.
Em 2024, a empresa avançou com um projeto-piloto com a tecnologia eCool™, cuja avaliação técnica e operacional confirmou a sua viabilidade em contexto real de distribuição. O desempenho do sistema levou à decisão de avançar para a integração definitiva da solução, posicionando a operação portuguesa como referência dentro do Grupo.
Segundo Luís Ferreira, Managing Director da HAVI Portugal, “o reforço da nossa frota com estes novos semirreboques de refrigeração reflete o compromisso contínuo da HAVI com adotar soluções que aliam inovação, desempenho e sustentabilidade. Temos muito orgulho de dar este passo pioneiro no Grupo HAVI a nível global, e continuaremos a evoluir para oferecer aos nossos clientes uma operação cada vez mais eficiente, sustentável e preparada para o futuro”.
De acordo com a empresa, a utilização de semirreboques totalmente elétricos permite reduzir emissões de gases com efeito de estufa, diminuir os níveis de ruído e simplificar a manutenção, quando comparada com sistemas de refrigeração tradicionais baseados em combustão. Os veículos serão utilizados no transporte regular de mercadorias com controlo de temperatura, entre centros de distribuição e pontos de entrega dos clientes da HAVI.