É o equivalente a mais de 28 000 piscinas olímpicas, diz a DS Smith, que revela que 70 milhões de m3 de ar são enviados anualmente para os lares europeus devido ao packaging desnecessário – o equivalente a mais de 28.000 piscinas olímpicas.
A fabricante alerta que as caixas de cartão sobredimensionadas e com material em excesso estão a originar 4,2 milhões de viagens desnecessárias para entrega de encomendas, levando a que 72 629 toneladas de CO2 potencialmente evitáveis sejam libertadas para a atmosfera todos os anos.
As caixas de cartão que não estão ajustadas ao seu conteúdo transportam desnecessariamente este excesso de ar e implicam a utilização de materiais que poderiam ser evitados nomeadamente:
- 757 toneladas de cartão extra
- 437 milhões de m2 de fita adesiva – mais de 4 vezes a área de Lisboa
- 68 milhões de m3 de enchimento – o suficiente para encher 363 vezes a Altice Arena
Além disso, ao receberem uma encomenda com excesso de packaging, 30% dos consumidores afirmaram sentir-se frustrados com a marca.
Em termos de expetativas dos consumidores para o futuro, os inquiridos disseram que gostariam de receber embalagens provenientes de fontes renováveis alternativas (49%), embalagens que se adaptem bem a produtos com formas irregulares (35%) e embalagens resistentes à água (30%).
Ignacio Montfort, Managing Director da DS Smith Ibéria, afirma: "Os consumidores online querem menos packaging. Este é o momento de eliminar o excesso de ar das compras de e-commerce já que, por um lado, as matérias-primas estão mais caras do que nunca e, por outro, os benefícios para o meio ambiente são significativos.”
"Os materiais não são desperdiçados acidentalmente, são gerados resíduos com base em decisões tomadas durante a fase de design. O papel do design na proteção do planeta não pode ser subvalorizado – é necessário adotar uma abordagem circular, minimizando os resíduos e mantendo os materiais em uso durante o máximo de tempo possível. Através da nossa colaboração com a Fundação Ellen McArthur, formámos 700 designers da DS Smith para implementar os Princípios de Design Circular. Estes especialistas já estão a trabalhar em mais de 2000 projetos circulares. Esperamos que os princípios da circularidade se tornem na norma para todos os designs, em toda a parte, e que as toneladas de ar desnecessário nas embalagens das encomendas online se transformem rapidamente em algo do passado".
Segundo o estudo da DS Smith, todos os meses são enviadas 147 milhões de embalagens de compras online. A investigação revela que 92% das empresas que vendem os seus produtos online admitem utilizar packaging sobredimensionado, pouco menos de metade (48%) preocupa-se com a reciclabilidade e mais de um terço (34%) está focado na possibilidade de reutilização das embalagens.
Estudo:
- Estudo de mercado realizado pela OnePoll:
- Estudo com consumidores: 8000 adultos britânicos, franceses, alemães, espanhóis, polacos e italianos em todos os mercados que fizeram compras online nos seis meses anteriores ao estudo. Realizado entre 17 de junho e 4 de julho de 2022;
- Estudo com empresas: 1500 adultos britânicos, franceses, alemães, espanhóis, polacos e italianos em todos os mercados que são responsáveis pelo packaging, expedição e logística como parte da sua função em empresas de venda de mercadorias online. Realizado entre 17 de junho e 11 de julho de 2022.
- Premissas feitas em outros cálculos:
- As embalagens de e-commerce entregues aos consumidores são, normalmente, à base de fibra ou de plástico;
- Utilizou-se o limite de tamanho médio de uma embalagem média do Royal Mail (UK) para o tamanho de uma embalagem comum;
- Há, em média, 100 embalagens com encomendas em cada carrinha de entregas;
- É razoável tapar 10% da superfície da embalagem com fita adesiva – mais do que isso é considerado excessivo.