O mercado global da impressão digital deverá atingir 31,8 mil milhões de euros em valor até 2026, crescendo a uma taxa anual composta (CAGR) de 6,7% e representando quase um quarto do valor global do mercado de impressão e embalagens impressas até 2032.

Um dos principais fatores para este crescimento é a crescente procura de personalização por parte dos consumidores e a preferência pela conveniência das compras online, uma tendência que as plataformas de comércio eletrónico estão preparadas para capitalizar. Desde 2019, o número de compradores na plataforma global de comércio eletrónico Etsy duplicou, passando de 45,7 para 92 milhões de compradores ativos, e a plataforma registou um crescimento de 270% nos vendedores ativos desde 2017, o que indica que as pequenas empresas que vendem na plataforma estão a prosperar.

Como é que todos estes vendedores de comércio eletrónico conseguem destacar-se da concorrência? A resposta pode estar nas embalagens de comércio eletrónico apelativas e com identificação da marca, possibilitadas pela impressão digital, conforme explica Ben Ginesi, Diretor de Vendas na Europa – Digital para Cartão Canelado na Domino.

Unboxing: qual a importância da embalagem?

Um recente inquérito da Mondi sobre as tendências do comércio eletrónico e as atitudes dos clientes em relação às embalagens na Europa demonstrou a importância das embalagens no âmbito da experiência de unboxing, sendo que quase dois terços (61%) dos consumidores tiveram em consideração a forma, o material, a aparência e a personalização da embalagem. Por outro lado, mais de um terço dos consumidores (34%) reconsideraria futuras compras se achasse que a embalagem afetou negativamente a experiência de compra.

A experiência de unboxing também ocupa um lugar central num outro segmento do comércio eletrónico preferido das gerações mais jovens: os serviços de subscrição. Existe uma infinidade de serviços de subscrição que fornecem entregas regulares de caixas de seleção com curadoria, e os utilizadores citam a satisfação (44,4%) e a conveniência (20,1%) como os principais fatores de decisão na escolha da subscrição de produtos de retalho. A abordagem da subscrição permite-lhes experimentar produtos novos numa categoria que lhes agrade, sem terem de escolher entre um número imenso de produtos disponíveis.

As caixas de subscrição e os cabazes pontuais, selecionados por especialistas e marcas de confiança, estão agora disponíveis em categorias para toda a família: desde produtos de beleza a cerveja artesanal, passando por chocolate artesanal e trabalhos manuais criativos para crianças. As caixas de produtos de beleza que contêm uma seleção de produtos de maquilhagem e de cuidados pessoais de tamanho normal e de amostra são particularmente desejadas, como ilustram os milhões de vídeos de unboxing de produtos de beleza nas plataformas sociais. Tendo em conta o nível de exposição da embalagem e do conteúdo, a aposta em caixas com um design de embalagem distinto e memorável pode ser a chave para se destacar da concorrência e chamar a atenção de potenciais subscritores.

Impressão digital: um toque pessoal na experiência de unboxing

Ben GineziBen GineziPara a maioria dos pequenos vendedores de comércio eletrónico, uma parceria com um fornecedor de embalagens que utilize métodos de impressão tradicionais provavelmente não será viável. Os volumes mínimos de encomenda são demasiado elevados e os vendedores necessitam de mais espaço de armazenamento para um grande número de caixas. No entanto, com a impressão digital, o pequeno comércio eletrónico e os seus clientes não precisam de perder a oportunidade de proporcionar experiências de unboxing. O número crescente de fornecedores de serviços dedicados à impressão digital permite que empresas de todas as dimensões possam encomendar tiragens pequenas de embalagens apelativas, ou mesmo personalizadas, que se adaptem aos produtos de comércio eletrónico cuidadosamente selecionados.

A impressão digital em embalagens contempla encomendas com quantidades mínimas reduzidas a um custo razoável, o que permite que as pequenas empresas desenvolvam uma marca comercial única e melhorem a experiência do consumidor com caixas que são tão especiais como o próprio produto. Alguns vendedores acrescentam toques finais às suas embalagens, nomeadamente etiquetas impressas digitalmente, o que pode constituir uma opção de baixo custo para criar embalagens para comércio eletrónico com identificação da marca. Até as microempresas que operam fora da esfera do comércio eletrónico e vendem os seus produtos em feiras de artesanato e mercados de agricultores podem usufruir da viabilidade e acessibilidade da impressão digital para embalagens.

Além da personalização, a opção por embalagens impressas digitalmente e não genéricas também permite que as marcas obtenham outros benefícios, por exemplo, incluir códigos QR como parte do design da embalagem, uma medida que pode ajudar as marcas a conduzir o tráfego para o website, reforçando o envolvimento do consumidor e a repetição de compras diretas sem as elevadas taxas de venda presentes em muitas plataformas de comércio eletrónico. Avançando um pouco mais, a inclusão de códigos QR de dados variáveis (uma opção possível apenas para embalagens impressas digitalmente ou com personalização final) pode permitir o envolvimento personalizado com o consumidor, alimentando essas relações importantes e funcionando como ponto de partida para garantir futuras listagens de retalho noutras plataformas.

Embalagens para comércio eletrónico com identificação da marca: uma oportunidade para os conversores

Os conversores que procuram responder à crescente procura de embalagens para o comércio eletrónico com identificação da marca devem associar-se a um fornecedor de impressão digital de confiança que possa auxiliar na otimização do seu investimento. A impressão digital é uma excelente opção no caso das embalagens para comércio eletrónico com identificação da marca. Além disso, é cada vez mais utilizada como uma opção rentável para a produção de tiragens pequenas e médias de embalagens de design variável, nomeadamente embalagens promocionais, sazonais e de edição limitada para venda a retalho. A inclusão de dados variáveis, como versões de idioma regional ou códigos QR serializados, é uma aplicação fundamental da impressão digital de embalagens e oferece aos conversores a oportunidade de interagirem com grandes marcas que, da mesma forma, desejam tirar partido da tendência de consumo hiperdirecionado e personalizado.

O crescimento esperado nos próximos anos para os mercados do comércio eletrónico e das embalagens personalizadas leva-nos a avaliar em que medida a impressão digital pode contribuir para que os fornecedores proporcionem a melhor experiência de unboxing.