Os 'Surfistas Prateados' são, e continuarão a ser, importantes contribuintes para o crescimento do eCommerce. Em 2021, a demografia dos consumidores com mais de 55 anos tem vindo a comprar ainda mais online do que em 2020.

Razões de segurança e saúde durante a pandemia motivaram 41% deste grupo a fazer compras online em 2021, mas outros aspetos também foram apontados, como a conveniência (39%), a possibilidade de comprar coisas que não estão disponíveis localmente (45%), e para obter uma melhor visão geral das marcas e ofertas (52%).

A mais recente investigação de mercado sobre as tendências de compras e embalagens de eCommerce, na Alemanha e na Polónia, mostra que os consumidores de todas as idades continuam a comprar online e são a favor de embalagens de eCommerce que são "mais amigas do ambiente".

Silver surfers mondi

Entrevistas online com 3085 consumidores na Alemanha e na Polónia, realizadas em nome da papeleira Mondi, durante o quarto trimestre de 2021, mostraram que 90% da população inquirida fez compras online em 2021.

Os dados foram recolhidos durante a época alta anual das compras online, entre a Black Friday e a Ano Novo, período em que os presentes de férias eram muitas vezes comprados online devido à pandemia. Além dos clientes online regulares de todas as faixas etárias, é visível um aumento na geração sénior de compradores, que entraram nos centros comerciais digitais e parecem desfrutar da experiência online.

À medida que as compras online se tornam rotineiras, mais pessoas de todas as idades preferem embalagens que são práticas e sustentáveis. Uma forte maioria dos inquiridos quer que as embalagens sejam reutilizáveis para devoluções (79%), facilmente dobráveis (69%) e recicláveis (82%). A embalagem ambientalmente responsável pode ser um motor de vendas, de acordo com a pesquisa. Quase metade dos consumidores inquiridos (48%) estaria disposto a pagar até três euros a mais para receber as suas compras online em embalagens amigas do ambiente.

O 'Unboxing' é o mais recente exemplo da importância da embalagem para a fidelização e vendas da marca. A consciencialização sobre esta tendência tem vindo a aumentar nos últimos três anos, e hoje perto de metade (44%) dos consumidores online inquiridos experimentaram a alegria do unboxing, que é particularmente valorizada pelas pessoas na Polónia (50%). Mais de metade (58%) dos consumidores na Polónia dizem que uma boa experiência de unboxing os convenceria a encomendar novamente da mesma loja online.