Cerca de 1150 representantes da indústria de cartão ondulado participaram no Seminário Técnico da FEFCO em Lyon, de 25 a 27 de outubro.

Melhorias de sustentabilidade, consumo de energia otimizado, produção de sistemas de placas mais leves e resistentes e outras tecnologias inteligentes foram apresentadas no Centre de Congrès de Lyon, que este ano teve como título: "Moldar o nosso futuro através de inovações".

Fady Gemayel FEFCO President

O evento reuniu representantes do setor de cartão ondulado, fornecedores, clientes e visionários da indústria para debater a forma como a inteligência e a digitalização podem transformar os processos de fabricação, melhorar a gestão da cadeia e impulsionar a eficiência geral.

O Seminário Técnico da FEFCO teve início após uma votação importante na Comissão do Ambiente do Parlamento Europeu sobre a proposta de Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) da UE, que visa reduzir os resíduos de embalagens em toda a economia. O presidente da FEFCO, Fady Gemayel, disse que a indústria já estava alinhada com os objetivos do Pacto Ecológico da UE. «O nosso produto provou ser essencial para o bem-estar da economia e para a sociedade. Demonstrou o seu papel único na cadeia de valor da distribuição. O cartão canelado é reciclável e reciclado», disse. «Não esqueçamos que as nossas caixas, uma vez usadas, são recuperadas, repolpadas e transformadas em papel e depois numa nova caixa. Trata-se de uma verdadeira circularidade. As caixas de cartão ondulado estão a usar a mesma fibra repetidamente, já que 89% das embalagens de papel são feitas de papel recuperado.»

FEFCO TS 2023 002

A diretora-geral da FEFCO, Eleni Despotou, diz que o evento mostrou como o setor de está preparado para o futuro. «O nosso mundo enfrenta desafios à medida que nos movemos para nos tornarmos mais sustentáveis, continuando a melhorar o atendimento ao cliente e a excelência. Estamos a criar soluções inteligentes e sustentáveis que podem se adaptar a essas exigências e ajudar o planeta a tornar-se mais verde.»

A conferência incluiu sessões específicas sobre eficiência energética e redução de energia, gramagens de papel leve, inteligência artificial (IA), impressão digital, fluxos logísticos, revestimentos de base biológica, cibersegurança e legislação da UE.

FEFCO EXPO

No piso da exposição, em 165 stands, os 110 expositores de 41 países mostraram os seus produtos e serviços. O evento de 2023 estabeleceu um recorde de público e todos os números estão acima dos eventos anteriores da FEFCO em Copenhaga (2021) e Genebra (2019).