A propósito da apresentação da JetPress FP790 da FujiFilm, a Packaging esteve nas instalações da Eco Flexibles em Northampton, a primeira a receber o topo de gama para impressão de embalagem na Europa. Ficámos a conhecer um pouco sobre a jovem empresa no competitivo mercado britânico.
Com apenas cerca de cinco anos de existência, a Eco Flexibles assenta o seu trabalho em três pilares essenciais. Em primeiro lugar criar embalagens leves, sustentáveis e reutilizáveis. Em segundo lugar, diminuir o desperdício em toda a rede de fornecimento de embalagens através de um design, produção e gestão de tarefas mais eficientes. Finalmente, juntando o seu “know-how”, as novas tecnologias disponíveis e a sua paixão pela embalagem, apresentar soluções que revolucionem o mercado das embalagens flexíveis.
Ligada a grandes marcas na Grã-Bretanha, a Eco Flexibles, em conjunto com os seus parceiros, dedica muita da sua atenção à procura de materiais mais sustentáveis recorrendo a monoplásticos que permitem uma redução de peso e custo, enquanto tornam as embalagens mais recicláveis e reutilizáveis.
Por outro lado, a aposta na impressão digital baseia-se fortemente na convicção de que esse tipo de impressão, não só é já o presente, como se tornará na nova norma em breve. Segundo explicou Simon Buswell, Diretor Geral da empresa, grande parte da oferta na Grã-Bretanha recorre a métodos de impressão mais tradicionais, adequados para impressões superiores a 20 000 ou 30.000 m2, mas muito menos para impressões de menor dimensão.
Esta desadequação no mercado britânico criou, segundo a empresa, uma enorme oportunidade de negócio. Uma vez que as marcas começam a privilegiar a velocidade, redução de custos, consistência na qualidade do produto entregue, tiragens de menor dimensão, com a longevidade dos produtos a diminuir drasticamente, o digital, com recurso a materiais mais sustentáveis, será, afirma Simon Buswell, a nova norma e a Eco Flexibles quer estar na vanguarda dessa tendência.
É nesse contexto que surge a parceria com a FujiFilm, não só, mas especialmente com a montagem da primeira JetPress FP790 na Europa, que a empresa tem agora disponível para oferecer, aos seus exigentes clientes, melhores e mais rápidas soluções para as embalagens dos seus produtos.
Por Nuno Gonçalves