fbpx

É em Espanha que se encontra a Aspace Navarra, associação que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com paralisia cerebral e outras incapacidades associadas.

A Escola de Educação Especial Virgem de Orreaga procurou o apoio da Smurfit Kappa que, através da sua fundação, doou os 51 000 euros necessários para construir um parque de jogos infantil, para fomentar a estimulação sensorial.

Os benefícios, terapêuticos, lúdicos e de integração, procuram, por um lado, potenciar a comunicação oral ou através de sistemas alternativos e, por outro, favorecer a maturação do sistema nervoso central das crianças, conseguindo com isso um aumento da atenção e da comunicação. Além disso, o parque infantil favorecerá as visitas das famílias com filhos pequenos aos residentes com paralisia cerebral do Centro Ramón y Cajal, situado nas imediações da escola.

“Com este projeto procuramos romper barreiras através da criação de espaços de recreio participativos e inclusivos sem discriminar com base na condição ou na incapacidade. Por isso, este parque de jogos infantis acessível terá baloiços adaptados a cadeiras de rodas e estará aberto para meninos e meninas com e sem incapacidade.

Deste modo será fomentada a integração, inter-relação e participação dos nossos meninos e meninas com outros que podem ter ou não uma incapacidade. É a oportunidade de poderem normalizar as suas interações de jogo. E graças à Smurfit Kappa vai-se tornar realidade”, garante David Erice, presidente da Aspace Navarra.

Aspace y Smurfit Kappa

“Quando a Aspace nos transmitiu esta necessidade e a possibilidade de beneficiar diretamente 114 pessoas, entre elas 50 meninos e meninas entre os 3 e os 21 anos, a nossa resposta foi um rotundo sim. Melhorar as comunidades em que estamos presentes faz parte da nossa filosofia, pelo que, para nós, é um autêntico privilégio que a Aspace tenha contado com a Fundação Smurfit Kappa para o concretizar”, acrescenta Ignacio Landa, diretor-general da Smurfit Kappa Navarra.

Membros da Smurfit Kappa já visitaram o local onde, dentro de alguns meses, este projeto se tornará realidade e irão oferecer todo o apoio e supervisão necessários para que se concretize. O parque infantil acessível estará situado na localidade de Cizur (Navarra), fazendo parte das instalações da Escola de Educação Especial Virgem de Orreaga.

 

Aspace Navarra

 

Desde 1971, a Aspace Navarra desenvolve “um Itinerário de vida” para melhorar a qualidade de vida das pessoas com paralisia cerebral e/ou incapacidades associadas e das suas famílias, com o objetivo de conseguir a sua plena integração social. Para o efeito, desenvolve diversos programas e serviços personalizados, adequados a todas as pessoas e às suas diferentes idades e necessidades.

Para facilitar a gestão e fomentar a transparência da Associação Aspace Navarra, em 2003 foram duas Fundações paralelas, a Fundação Aspace Navarra para o Emprego (FANE) e a Fundação Aspace Navarra Residencial (FANR). Através da FANR são geridos os centros e serviços da área residencial, assistencial e a escola de educação especial; e o programa SAOR presta assistência a todos os centros, promovendo o acolhimento, a orientação e a reabilitação ambulatória.