fbpx

A empresa LC Packaging, com o projeto de Big Bags reutilizáveis, foi a vencedora da segunda edição do Prémio de Sustentabilidade Nestlé para Fornecedores.

Em segundo e terceiro lugares ficaram, respetivamente, a MONDI e a SILVEX, SA. Nesta edição houve ainda uma menção honrosa para o projeto “Capacitar Todos” da Randstad.

Nestle fachada

“Os nossos fornecedores são parte integrante da nossa cadeia de valor e, por isso, enche-nos de orgulho constatar o alinhamento que várias empresas de diferentes setores de atividade têm em prol da defesa do ambiente e da partilha de valor ao longo das suas cadeias de produção”, afirma Paolo Fagnoni, Diretor-Geral da Nestlé Portugal.

A inovação da LC Packaging está já em aplicação na fábrica da Nestlé em Avanca e permite a reutilização de Big Bags até cinco vezes. A solução encontrada permitiu a mudança do material do Big Bag de uso único para material multiuso, mantendo a qualidade de produção. A alteração consistiu na eliminação da camada de revestimento interno em combinação com um novo sistema de esvaziamento do saco. O resultado final foi um Big Bag que inclui uma camada inferior dupla com um sistema especial de bica de esvaziamento duplo, que desta forma se tornou totalmente reutilizável.

A solução da MONDI, em segundo lugar, também está a ser utilizada na fábrica do Porto, permitindo a alteração de todas as embalagens de café torrado para o canal out of home. O projeto consistiu na substituição de uma estrutura à base de alumínio não reciclável por uma estrutura de material projetada para ser reciclada nas embalagens de café em grão.

Em terceiro lugar ficou a empresa Silvex, SA, que apresentou um projeto de desenvolvimento de filmes plásticos com recurso a 100% de material reciclado de PE e PP, para aplicação na fabricação de diferentes produtos, tais como sacos plásticos, filme estirável, filme retrátil ou mangas plásticas, contribuindo assim para a redução do impacto ambiental deste tipo de material.

A consegue garantir maior eficiência na reciclagem de plásticos, potenciando a rastreabilidade dos resíduos plásticos dos seus clientes e possibilitando ainda a reintrodução desses materiais em embalagens ou produtos úteis. Esta solução está também já em uso pela Nestlé, em Portugal e em Espanha, através da introdução de materiais reciclados pós-consumo com um nível de incorporação de 80% de plástico reciclado.

A completar o pódio, com uma menção honrosa no âmbito do pilar Pessoas e Famílias, ficou a Randstad com o projeto Capacitar Todos, no eixo do emprego, formação e qualificação. Esta iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Capacitar+, CLDS 4G (Santa Casa da Misericórdia da Maia), e através dela, a Randstad apoia pessoas em situação de fragilidade laboral, com sessões de capacitação para posterior integração destas pessoas no mercado de trabalho.