O Concurso de Etiquetas FINAT recebeu 236 inscrições, com a participação de 45 empresas e 22 países de todo o mundo.
O Best in Show, ou seja, a melhor etiqueta, chegou da Alemanha, da Achertäler Druckerei GmbH & Co. KG, pela Série de Arte Waldulmer 2023.
«Oferecendo um impacto visual excepcional, o rótulo foi difícil de tirar de nossas mentes. Este é um rótulo extremamente complexo de produzir, o que é evidente quando examinamos o cronograma de produção. A interação de três processos de impressão (offset sem água, serigrafia rotativa e serigrafia plana), duas técnicas de acabamento (relevo e verniz de serigrafia em relevo), três sistemas de tinta (offset sem água, serigrafia rotativa neon e verniz de serigrafia plana) e duas tecnologias de tela (serigrafia rotativa e serigrafia plana) em três passagens de impressão, todos combinados para dar o resultado final visualmente excepcional. O uso dramático de tintas fluorescentes, o destaque dos olhos, sobrancelhas, cílios e lábios com um verniz brilhante construíram o detalhe extremo contra um fundo preto profundo. A reprodução dos traços de pincel do artista adiciona mais uma dimensão», referiu o júri a propósito do vencedor.
Os vencedores estão organizados nos seguintes grupos principais: Marketing/Fins de Uso, Processos de Impressão, Aplicações Não-Adesivas e Inovação.
O vencedor do Grupo de Marketing/Fins de Uso foi a Marzek Etiketten+Packaging GmbH, Áustria, pelo YUZUCELLO. A aparente simplicidade deste rótulo atraiu a atenção dos juízes. A declaração "Menos é mais com este rótulo delicadamente encantador" foi um sentimento ecoado por todos os juízes. O substrato prateado e perolado com acabamento suave foi escolhido para destacar a imagem em alto-relevo em ouro de uma forma súbtil, mas intensa, o que serve para destacar a qualidade do produto. As imagens elevadas do número 30 e da senhora asiática acrescentam um elemento extra de interesse. O rótulo foi impresso a uma cor, preto, utilizando tecnologia offset-litográfica.
O prémio para o Grupo de Processos de Impressão foi conquistado pela Achertäler Druckerei GmbH & Co. KG, Alemanha, pela Série de Arte Waldulmer 2023.
O vencedor do Grupo de Aplicações Não-Adesivas foi a Ҫiftsan Label and Packaging Company, Turquia, pelo Valeria Strawberry Cheesecake Crème Mains. O rótulo de embalagem flexível foi impresso digitalmente em 5 cores em um material de tubo metálico laminado ABL. O efeito de toque suave foi alcançado com laminação no substrato metálico. Foi ainda aplicado o verniz de alto-relevo transparente nas áreas da marca do produto e "crème mains", que também ajudou a destacar a imagem e o nome do produto.
O Grupo de Inovação apresenta novas maneiras de oferecer soluções para problemas nos setores industriais. Este ano, foi a vez da indústria médica. O prémio foi dado à Germark S.A., Espanha, pela PULSERA SANITARIA RFID. A pulseira de saúde RFID foi produzida em resposta às instituições médicas que requerem a capacidade de rastrear um paciente em qualquer estágio, desde o momento em que entram numa instalação médica até sua alta. A pulseira é projetada para o conforto do paciente e contém dois inlays RFID DOGBONE que podem ser lidos em qualquer estágio de sua jornada médica ou administrativa. Um dos principais benefícios é a otimização dos recursos hospitalares em cerca de 20%. Foi impresso com tecnologia de jato de tinta a uma cor numa única passagem.
Um Prémio Especial do Júri foi concedido à Eltronis Specialty & Security Printing, Roménia, pelo "Seek the Images". Os juízes selecionaram este rótulo pela sua singularidade dentro da indústria de etiquetas. As imagens são chamadas de autosteriogramas e foram criadas por Tom Baccei em 1991. Uma série de livros muito populares foi publicada naquela época chamada "Os Livros de Olho Mágico" e logo chegou ao topo da lista de best-sellers de Nova York. Os livros consistiam numa série de imagens 2D impressas horizontalmente que, quando vistas sob certas condições, produzem a ilusão de uma imagem 3D. Pode ser um desafio visualizar a imagem 3D, mas com prática é possível. É precisamente esta característica que fará o cliente em potencial parar e tentar visualizar a imagem 3D que está numa garrafa de vinho. O rótulo foi impresso com flexografia e tintas CMYK em três passagens.
A Áustria liderou a lista de países participantes, com 45 inscrições, seguida pela Grécia, com 24 inscrições. O maior número de inscrições por categoria foi liderado por Vinhos (52), Bebidas Alcoólicas (28) e Aplicações Gerais em terceiro lugar (22). O número de inscrições que utilizam digital como um dos principais processos de impressão aumentou para 112.
O painel de jurados é composto por Tony White (Presidente), Murat Sipahioğlu e Steve Wood e Steven de Cleen e a cerimónia de entrega de prémios aconteceu a 22 de maio, por ocasião do Fórum Europeu de Etiquetas FINAT em Atenas.
Grupo A Marketing/Fins de Uso | Vencedor |
---|---|
A1 Vinhos | Multi-Color Corporation North American Wine and Spirits, EUA, para L'Envolée |
A2 Cervejas e Destilados | Marzek Etiketten+Packaging GmbH, Áustria, para YUZUCELLO |
A3 Aplicações Gerais | Ҫiftsan Label and Packaging Company, Turquia, para Eğriçayir Bio Wild Flower Honey |
A4 Cosméticos | Ҫiftsan Label and Packaging Company, Turquia, para Valeria Deep Sea Body and Hair Fragrance |
A5 Farmacêuticos | Ҫiftsan Label and Packaging Company, Turquia, para Okay Pure Naturals Vitamin B12 Gummies Raspberry Dietary Supplement |
A6 Segurança | Codex Ltd, Hungria, para Easter 2023 Postage Stamp |
A7 Livretos | OPM (Labels & Packaging) Group Ltd, Reino Unido, para Levelup Shiny Dragon |
A8 Auto-Promoção | Flexlabel S.R.L., Moldávia, para Flexlabel New Year Wine Label |
A9 Conjuntos de Etiquetas | Seb. Wolf GmbH, Alemanha, para Set Heinz Nikolai |
Grupo B Processos de Impressão | Vencedor |
---|---|
B1 Flexografia | Lebone Paarl Labels, África do Sul, para Stelaris Pinot Grigio |
B3 Serigrafia | Ҫiftsan Label and Packaging Company, Turquia, para Farmasi Winter Bliss Body Mist |
B4 Litografia Offset em Bobina | Pragati Pack (India) Pvt. Ltd, Índia, para Cureveda Glow Collagen Builder |
B5 Impressão Combinada | Achertäler Druckerei GmbH & Co. KG, Alemanha, para Série de Arte Waldulmer 2023 |
B7 Digital | GS Labelprint P.C., Grécia, para Imperial Stout |
B8 Híbrido | Helvetikett AG, Suíça, para Helvetikett Premium FlowPack Food Label "HEPHAISTOS" |
Grupo C Aplicações Não-Adesivas | Vencedor |
---|---|
C1 Luvas | IPE INDUSTRIA GRÁFICA S.L.U., Espanha, para Concentralia® |
C2 Embalagens Flexíveis | Ҫiftsan Label and Packaging Company, Turquia, para Valeria Strawberry Cheesecake Crème Mains |
C3 Etiquetas/Tags Não-Adesivas | Optimum Group B.V., Holanda, para Tony's Chocolonely lekkere grote paaseitjes |
Grupo D Inovação | Vencedor |
---|---|
D1 Inovação | Germark S.A. Espanha, para PULSERA SANITARIA RFID |