A CCL Label inaugurou de uma nova fábrica de produção de rótulos retráteis em Tibi, perto de Alicante, Espanha.

"Estamos muito entusiasmados em oferecer rótulos retráteis produzidos em Espanha a marcas locais e multinacionais que operam no país. Investir na produção local faz parte da estratégia da CCL de se manter próxima aos locais de produção e linhas de enchimento das principais marcas de alimentos e bebidas, bem como de cuidados pessoais e domésticos, atendendo-as local e eficientemente", explica Lukas Nachbaur, Diretor Comercial e Técnico da nova instalação.

"O investimento nesta nova instalação é um compromisso com o crescente mercado de produtos de consumo espanhol. Existem muitas grandes marcas em Espanha e o país tem uma orgulhosa tradição de produzir alimentos e bebidas de alta qualidade, incluindo cerveja, vinho e destilados", destaca Reinhard Streit, VP e Diretor Geral de Alimentos & Bebidas da CCL Label. "Instalamos equipamentos de última geração para atender a essas marcas premium da melhor maneira possível."

CCLSpain OpeningPicture05 002

Os equipamentos instalados oferecem tecnologia de impressão offset e rotogravura, que proporciona maior flexibilidade para mudanças frequentes de design. Embora todos os materiais de rótulos retráteis estejam disponíveis, haverá um foco nos rótulos retráteis EcoFloat, feitos de poliolefina e aprovados para garrafas e recipientes de PET, HDPE e PP.

Os rótulos retráteis são aplicados por calor e conformam a várias formas de embalagens, atuando como uma segunda pele. São feitos de material de poliolefina de baixa densidade e o design dos rótulos permite a fácil separação do recipiente primário durante o processo de reciclagem, apoiando a separação de materiais e aumentando a eficiência da reciclagem.

"Assim como outros países europeus, a Espanha terá que cumprir a nova e ambiciosa regulamentação de embalagens e resíduos de embalagens (PPWR). A regulamentação inclui também o Design obrigatório para Reciclagem, e nossos rótulos EcoFloat de poliolefina flutuante de baixa densidade foram endossados por várias associações de reciclagem, como a RecyClass e a Plataforma Europeia de Garrafas PET (EPBP)", diz Marika Knorr, Diretora de Sustentabilidade e Comunicação da CCL Label.

"O IML é uma tecnologia de decoração que cresce rapidamente. O rótulo torna-se parte integral de recipientes plásticos moldados por injeção ou sopro sem a necessidade de adesivos, usando o mesmo material de resina do recipiente para fácil reciclagem", comenta José Vincente Guillem, diretor geral da fábrica IML da CCL Espanha.

A produção de rótulos retráteis será eventualmente co-localizada com a unidade de produção de In-Mould Label (IML), anteriormente conhecida como Creaprint, adquirida há cerca de um ano. O negócio de IML deve mudar-se para o novo local em Tibi em 2026.