A FINAT anunciou os vencedores da 46.ª edição da FINAT Label Competition. O principal prémio da competição, Best in Show, foi atribuído à Multi-Color Corporation Adelaide, da Austrália, pelo rótulo “Darma Rare Himalayan Blended Whisky”.

Segundo o júri, trata-se de uma etiqueta “verdadeiramente impressionante e visualmente marcante”, escolhida de forma unânime. O trabalho destacou-se pelo impacto visual, pelo uso de relevo, baixo-relevo e verniz localizado na imagem do tigre, em particular nos olhos, bem como pela complexidade do processo de produção.

A etiqueta combinou impressão litográfica, serigrafia, verniz em relevo, estampagem a quente, relevo e baixo-relevo, aplicados sobre um substrato pesado de etiqueta para vinho. Para o júri, o resultado demonstrou “um trabalho artesanal muito eficaz e um resultado extraordinário”. A mesma etiqueta venceu também o grupo Marketing/Utilizações Finais.

A avaliação dos trabalhos decorreu sob a presidência de Z. Murat Sipahioglu, acompanhado pelo painel de jurados composto por Steve Wood, Phil Baldwin, da BOBST, no Reino Unido, e Fahri Ilazi, da Kocher+Beck, na Alemanha.

A competição recebeu 204 candidaturas de 43 empresas, provenientes de 24 países. Turquia e Áustria lideraram o número de inscrições, com um total combinado de 52 trabalhos, seguidas de Espanha, com 16, e França, com 15. As categorias com maior participação foram Vinhos, com 32 candidaturas, Cervejas e Espirituosas, com 24, e Autopromoção, com 23. O número de trabalhos que utilizaram impressão digital como um dos principais processos aumentou ligeiramente, para 99.

A edição deste ano integrou 11 categorias no grupo Marketing/Utilizações Finais, oito em Tecnologias de Impressão, quatro em Aplicações Não Adesivas e duas em Inovação e Impressão Eletrónica. O grupo Marketing/Utilizações Finais foi o mais representado, com 140 inscrições.

Vencedores por grupo

No grupo Tecnologias de Impressão, a vencedora foi a Multi-Color Corporation America’s Wine & Spirits, dos Estados Unidos, com “Mai-Kai - Rum No.1”. O júri destacou a utilização de impressão combinada numa etiqueta de sete cores, produzida com tecnologia litográfica, serigrafia, estampagem a quente e relevo, tudo num único passe.

O grupo Aplicações Não Adesivas foi ganho pela espanhola IPE Industria Gráfica S.L.U, com “Chardonnay Sparkling”. A etiqueta em sleeve retrátil foi produzida em flexografia a cinco cores, com verniz serigráfico em relevo aplicado sobre material fílmico, num único passe a 60 metros por minuto.

Na categoria Inovação, o prémio foi atribuído à Schreiner Group GmbH & Co. KG, da Alemanha, pelo “Seal with Digital Authentication Feature”. A solução integra uma funcionalidade digital oculta de autenticação, verificável através de smartphone e aplicação dedicada, permitindo confirmar em tempo real a integridade de selos aplicados em caixas de cartão ao longo da cadeia de abastecimento.

Prémios especiais do júri

O júri atribuiu ainda prémios especiais a três trabalhos. A Multi-Color Corporation America’s Wine & Spirits, dos Estados Unidos, foi distinguida por “Capio - Napa Valley Cabernet Sauvignon”, uma etiqueta produzida com impressão litográfica a duas cores, estampagem a quente, relevo, verniz e um efeito de rasgo único em cada unidade.

A ET Dars91-Dimitar Sabkov, da Bulgária, recebeu o prémio por “Sol Negru Riesling”, uma etiqueta impressa digitalmente e valorizada com verniz serigráfico em relevo e estampagem a quente.

A irlandesa Label Tech Ltd foi distinguida por “Black Emerald 7 Year Single Grain Irish Whiskey”, uma etiqueta digital com estampagem a quente, relevo, verniz localizado e tons verdes vibrantes, que evocam um veio de esmeralda na rocha.

Destaques nas categorias

Entre os vencedores das categorias de Marketing/Utilizações Finais, a Carini GmbH, da Áustria, venceu em Vinhos com “Sauvignon Blanc Réserve Collection Wirtemberg”, enquanto a Çiftsan Label and Packaging Company, da Turquia, foi distinguida em Alimentação e Bebidas com “Hasanbey Balsamic Vinegar”.

Na área de Cosmética, houve dois vencedores: a Letra Graphix Pvt. Ltd., da Índia, com “Yuthika Professional UltraCare Shampoo”, e a Çiftsan Label and Packaging Company, da Turquia, com “Baleq Brume Corporelle Parfumée”.

A Helvetikett AG, da Suíça, venceu em Farmacêutica, Booklets e Autopromoção, reforçando a presença das soluções técnicas e de segurança na competição. Já a Schreiner Group GmbH & Co. KG venceu em Segurança com “3rd license plate RFID Hybrid Zanzibar”, uma etiqueta de identificação automóvel com funcionalidades RFID e NFC.

No grupo Tecnologias de Impressão, foram ainda distinguidas empresas da Eslováquia, Peru, Turquia, Estados Unidos e Dubai, em categorias como flexografia, letterpress rotativo, serigrafia, offset em bobina, impressão combinada e impressão híbrida.

No grupo Aplicações Não Adesivas, a categoria Sleeves teve dois vencedores espanhóis: a IPE Industria Gráfica S.L.U, com “Chardonnay Sparkling”, e a OVELAR, com “Sleeve Olé on ice”.

Próxima etapa: World Label Awards 2026

A avaliação dos L9 World Label Awards 2026 terá lugar durante a Labelexpo Americas, em Chicago, entre 15 e 17 de setembro de 2026. Os melhores trabalhos vencedores das associações L9, incluindo a FINAT, serão selecionados para esta competição internacional.