A Epson vai apresentar novos robôs SCARA, assim como um novo software de robótica na automatica 2022, que está a acontecer em Munique, Alemanha, até 24 de junho.

A nova série GX4 está disponível nos comprimentos de 250, 300 e 350 mm, com uma carga útil de até 4 kg, enquanto a série GX8 oferece uma carga útil de até 8 kg com comprimentos de 450, 550 e 650 mm.

Epson SCARA

Tanto a série SCARA GX4 como a SCARA GX8 contam com um design de braço de elevada rigidez que produz uma vibração residual muito baixa, com movimentos de início e paragem suaves a qualquer velocidade. Outros destaques incluem uma nova variante dos alimentadores de peças IF240 e IF530 da Epson, que incluem funções de purga.

Também será apresentada uma antecipação do novo software RC+control da Epson, que será compatível com as especificações OPC UA e a integração da funcionalidade Industry 4.0, como a manutenção preditiva nos sistemas de robôs da Epson.

A Epson estará acompanhada na automatica pelo parceiro MiniTec, com uma demonstração de sistemas de automatização colaborativos através da sua solução SCARAFLEX.

Os novos robôs SCARA foram concebidos para maximizar a produtividade, a velocidade e a precisão em espaços exíguos. Como muitas tarefas de montagem só podem ser executadas com uma orientação do braço, o GX4 Series foi concebido com um braço que curva para a esquerda ou para a direita. A nova gama pode ser vista em ação como parte de uma demonstração com robôs que competem em diferentes tarefas de automatização, incluindo a simulação de uma função de relógio que conta com um GX4 com secção de braço curvo e um GX8 em rápido movimento "pick-and-place".

Nova versão do software RC+ para o controlo de robôs

A automatização industrial exige que as aplicações robóticas sejam flexíveis e adaptáveis, mas a programação e reprogramação dos sistemas pode ser uma tarefa que consome muito tempo e recursos. A Epson responde a esta necessidade com a nova versão do software Epson RC+, que conta com uma nova interface de utilizador gráfica que permite a criação ou adaptação dos programas de controlo. Além disso, suporta as especificações OPC UA para a funcionalidade Industry 4.0 poder ser implementada nos sistemas de automatização Epson.