A DS Smith está a celebrar o 50.º aniversário da sua fábrica de papel kraft em Viana do Castelo. Este é um marco histórico para a empresa que, em abril de 2023, anunciou o investimento em tecnologia avançada de fabrico, que irá permitir a redução das emissões de CO2 em 10 000 toneladas por ano.

A fábrica de Viana do Castelo começou a ser construída em 1971 mas a operação contínua só começou em janeiro de 1974. Em 1976, foi nacionalizada até ao ano 2000, altura em que foi reprivatizada e adquirida pela Europac. Passou por um plano de modernização, que lhe permitiu diversificar os seus produtos, entrar no mercado da produção de energia e apostar no papel para reciclar como fonte importante de matéria prima. 

DS Smith Viana

Em 2019, o grupo DS Smith adquiriu o grupo Europac por 1,9 mil milhões de euros, incluindo a fábrica de papel de Viana. 

Atualmente, a fábrica está a beneficiar de um processo de modernização que tem como objetivo assegurar uma operação mais sustentável e com menor impacto ambiental. O processo deve-se a um investimento anunciado em 2023 de 145 milhões de euros, o maior investimento financeiro da DS Smith em Portugal até à data e também o  maior investimento na história da fábrica. 

Mário Amaral, Diretor Fabril daquela unidade afirma: “A fábrica está a preparar o futuro, para encarar com tranquilidade os próximos cinquenta anos. O projeto encontra-se em velocidade cruzeiro, sendo que a primeira fase consistiu na remodelação das prensas da máquina de papel, um equipamento que já estava a causar estrangulamentos à produção e no reforço de equipamentos chave, visando a melhoria da eficiência energética e a diminuição dos impactos ambientais. A segunda fase constitui a substituição da caldeira de recuperação, que está em curso e cuja conclusão está prevista para maio de 2025”. A nova caldeira irá contribuir para aumentar a eficiência da linha de produção de pasta virgem.

A fábrica de Viana do Castelo exporta cerca de 90% da sua capacidade. 

 

Para celebrar o 50.º aniversário, a fábrica tem programadas diversas iniciativas ao longo do ano, nomeadamente: o lançamento de um livro sobre os seus 50 anos de história, um evento de confraternização com atuais e ex-colaboradores da empresa e um Open Day para receber os ex-colaboradores.