Segundo a organização, Portugal será o país líder em número de visitantes internacionais da Hispack, feira que arranca a 7 de maio na Fira d Barcelona.

Os portugueses irão representar, segundo os dados preliminares, 30% do total de público estrangeiro da feira de embalagem.

Hispack22 2

De igual modo, oito empresas portuguesas, principalmente dos sectores dos materiais, embalagens industriais e embalagens primárias, participam como expositoras com o objetivo de expandir as suas vendas no mercado espanhol. São elas a EPOLI, Espumas de Polietileno, a Imporcash, o Lanema Group, a LITEL - Litografia e Embalagens, a LIVAL - Art. Embalagem, a MULTISAC - Embalagens Flexíveis, a POLIVOUGA e a SIE- Sociedade Internacional de Embalagens e The Navigator Company.

De acordo com dados da AMEC, Portugal é o sexto país de destino das exportações espanholas de maquinaria de embalagem.

 O diretor da Hispack, Xavier Pascual, sublinha: "As oportunidades do mercado espanhol e as suas taxas de crescimento contínuo são os principais atractivos para as empresas internacionais que participam na Hispack, bem como a ligação da feira com a América Latina e os países mediterrânicos devido à sua proximidade cultural e geográfica, respetivamente".

Como novidade, com o objetivo de promover reuniões de negócios com profissionais de potenciais mercados com projetos de investimento específicos, a Hispack centra o seu programa de compradores convidados no México, Polónia, Marrocos e Tunísia, quatro países de interesse para as exportações espanholas. Paralelamente, a Hispack apresentará o Japão como um mercado de oportunidade para a indústria europeia de embalagens. Neste sentido, acolherá a visita de uma delegação japonesa e dedicará o dia 9 de maio à apresentação de casos de sucesso e à promoção do networking entre empresas europeias e japonesas, com vista a ativar canais de troca de informação e cooperação internacional.

 IBC -  ponto de encontro para visitantes internacionais

Para melhorar a experiência dos visitantes internacionais, a Hispack irá instalar o International Business Centre (IBC) no Hall 3 do centro de exposições como um ponto de receção com serviços específicos e uma agenda própria de actividades.

 No IBC, os visitantes internacionais poderão receber aconselhamento personalizado sobre os fornecedores espanhóis mais adequados para desenvolver os seus projectos; assistir a conferências sobre mercados potenciais e à apresentação de casos de sucesso tanto de fabricantes espanhóis (Why Spanish Solutions) como de fabricantes internacionais (Best in class); realizar entrevistas com expositores; participar num encontro de negócios (Brokerage Event) com reuniões rápidas para encontrar fornecedores, colaboradores ou trocar experiências; e realizar visitas guiadas temáticas à feira, entre outras propostas.

A Hispack é, há mais de 40 anos, uma das mais importantes do calendário europeu de feiras da indústria da embalagem. Este ano realizar-se-á de 7 a 10 de maio e contará com mais de 720 expositores de 28 países e 1250 marcas representadas no centro de exposições da Gran Via da Fira de Barcelona. Espera-se a presença de mais de 27 000 profissionais, 10% dos quais internacionais.

Hispack22

 60% da oferta da Hispack corresponde a equipamentos e máquinas para processamento, embalagem, engarrafamento, fabrico de embalagens, codificação, etiquetagem e marcação, automação, robótica e logística. Os restantes 40% dos expositores, por sua vez, apresentam matérias-primas e materiais para embalagens, recipientes e embalagens, e elementos de POS para vários sectores industriais e de consumo, bem como para a distribuição, comércio eletrónico e retalho.

 De igual modo, 70% da oferta da Hispack é de Espanha e os restantes 30% são internacionais. A Turquia é o país estrangeiro com mais expositores (62), seguida da Itália (39), China (31), Alemanha (23), França (16), Holanda (9), Portugal (9) e Reino Unido (6). A lista de expositores inclui ainda empresas da Polónia, Bélgica, EUA, Egipto, Grécia, Marrocos, Argélia, Áustria, Canadá, Dinamarca, Eslovénia, Finlândia, Malásia, México, Japão, Letónia, Taiwan, São Marino e Singapura.