De 7 a 10 de maio, a Hispack 2024, a maior feira de embalagens da Espanha reúne mais de 800 expositores de 28 países e 1250 marcas na Gran Via da Fira de Barcelona.
Lá irão apresentar as mais recentes inovações em materiais, embalagens, rótulos, processamento, tecnologia e logística, adaptadas ao novo quadro regulamentar da economia circular.
Organizada pela Fira de Barcelona em colaboração com a Associação Graphispack, a Hispack cresce este ano 18% em número de empresas e 12% em espaço de exposição, espelhando o impulso da indústria de embalagens, que fatura anualmente mais de 40 400 milhões de euros em Espanha, segundo relatório da MarketAAD para o evento.
Desta forma, a Hispack espalharar-se-á por 36.000 m2 líquidos nos pavilhões 2 e 3, com fabricantes e distribuidores a apresentar a tecnologia, materiais e soluções de embalagem, tendo a sustentabilidade como pedra angular. Também exibirá o ciclo de vida das embalagens e as ligações com outros processos de produção e com a cadeia de abastecimento. Este ano também se registou um aumento de expositores internacionais, com quase um terço do número total proveniente de fora de Espanha. A Turquia traz o maior número de empresas, seguida pela Itália, China, Alemanha, França, Holanda, Portugal e Reino Unido.
60% da oferta comercial da Hispack corresponde a equipamentos e máquinas para embalagem, engarrafamento, rotulagem, codificação, rastreabilidade, processo, automação, robótica e logística. Os restantes 40% dos expositores concentram-se em materiais, POS e elementos de embalagens específicas para diferentes setores industriais e de consumo, bem como distribuição, e-commerce e retalho.
O presidente da comissão organizadora da Hispack, Jordi Bernabeu, sublinha o interesse crescente no evento como montra de tendências e soluções face à necessidade de adaptação das embalagens ao novo quadro regulamentar: “Fabricantes e marcas, principalmente do sector alimentar, os setores cosmético e farmacêutico, entre outros, exigem cada vez mais soluções de embalagens sustentáveis em resposta a uma maior consciência e compromisso ambiental, assim como para cumprir o objetivo estabelecido pelos regulamentos de que todas as embalagens sejam recicláveis ou reutilizáveis até 2030.”
Tendências
As embalagens sustentáveis procuram minimizar o impacto ambiental através do ecodesign focado na redução de materiais, reciclagem e reutilização, bem como através da análise do ciclo de vida das embalagens desde a produção até o descarte. Além disso, com uma maior utilização de materiais reciclados ou biodegradáveis, com a implantação de embalagens inteligentes que melhorem a eficiência da cadeia de abastecimento, a rastreabilidade e a experiência do consumidor, e com uma revisão dos processos de produção que visam reduzir a pegada de carbono. Nesse sentido, a automação, a robótica e a inteligência artificial combinam-se para impulsionar a transformação digital e a sustentabilidade das embalagens.
Tudo isso ficará claro tanto no espaço de exposição da Hispack e nas mais de 80 atividades de conhecimento e networking nas quais participarão mais de 150 palestrantes. O espaço ‘Hispack Unboxing’ destaca-se por um programa de conferências, mesas redondas e apresentações, nas quais os representantes de empresas de alimentação e bebidas, cosmética, farmacêutica, têxtil e de construção explicarão as suas experiências em embalagens sustentáveis, em conjunto com organizações, centros tecnológicos, clusters e fornecedores de tecnologia e materiais. Entre os palestrantes estão os gestores de embalagens e sustentabilidade de marcas como Almirall, Calidad Pascual, García Carrión, El Corte Inglés, Nauterra e Shiseido.
O Diretor da Hispack, Xavier Pascual, destaca o valor do conhecimento compartilhado na feira: “reunimos fornecedores e clientes para explicar conquistas e experiências que ajudam outras empresas a melhorar a sustentabilidade das suas embalagens”.
Novas iniciativas
Além disso, a Hispack também lança o “Dia do Engenheiro”, uma iniciativa da Enginyers Industrials de Catalunya (EIC) dirigida a profissionais com perfis técnicos e de engenharia envolvidos em processos de produção, P&D, operações e cadeia de fornecimento, com palestras sobre automação e robótica aplicada à intralogística e outras atividades.
Também novos são os dez percursos temáticos em torno da feira que visam descobrir materiais e embalagens criativas e inovadoras, tornar as embalagens circulares, ou o que há de mais moderno em intralogística, tecnologias de embalagens sustentáveis ou embalagens plásticas, indústria 4.0 no setor de embalagens e embalagens inteligentes.
Paralelamente, sob o título “Best in class”, a Hispack reconhecerá histórias de sucesso internacionais tendo a sustentabilidade das embalagens como protagonista: a cidade dinamarquesa de Aarhus criou um sistema circular municipal para a recolha, lavagem e reutilização de embalagens de bebidas e alimentos para viagem; a empresa japonesa Kao Corporation, com um sistema inovador para reciclar recargas de plástico e fabricar novas embalagens; e o projeto da AMITA Corporation para usar a tecnologia blockchain para rastrear a reciclagem de tampas de garrafas plásticas.
Nesta linha, a Hispack promoverá o Japão como um mercado de alto potencial em colaboração com o Japan Packaging Institute apresentando tendências e experiências realizadas no Japão, bem como possibilitando contactos comerciais ou colaboração com a delegação japonesa presente na feira.
O programa completa-se com outros eventos organizados por entidades como a Associação Espanhola de Profissionais de Compras, Contratações e Procurement (AERCE), o Centro Espanhol de Plásticos (CEP) e Amec, o Cluster de Beleza e o Cluster de Embalagem, o Centro Logístico Espanhol ( CEL) e a Associação Graphispack.
Oportunidades de exportação
Por outro lado, a Hispack contribuirá para a projeção internacional da tecnologia espanhola de embalagens e soluções para promover as exportações. Através do programa “Compradores hospedados”, a feira convidou uma centena de profissionais com projetos específicos e capacidade de importação, principalmente da Tunísia, Marrocos, Polónia e México, mercados-alvo das empresas espanholas de embalagem devido ao seu potencial de crescimento. Estima-se que serão agendadas mais de 800 reuniões e apresentações ao longo de quatro dias com esses compradores.
Além disso, todos os visitantes internacionais receberão conselhos e atividades personalizadas no Centro Internacional de Negócios da Hispack, onde descobrirão, através de apresentações, as histórias de sucesso de uma dezena de fornecedores espanhóis de tecnologia de embalagens. Haverá também um Evento de Networking, com entrevistas rápidas de negócios visando encontrar fornecedores ou colaboradores.
Por último, a Hispack acolherá a entrega dos Prémios Liderpack 2023, os mais importantes prémios de Embalagem e Publicidade no Ponto de Venda (POS) em Espanha. Os 45 vencedores estarão em exibição. Também será realizada a Festa da Embalagem e haverá uma cerimónia para homenagear cerca de trinta empresas, organizações e indivíduos por suas conquistas no setor de embalagens.