De 7 a 10 de maio, a Hispack, que se realiza em Barcelona, vai contar com mais de 80 atividades de formação e networking, como complemento à sua oferta comercial de mais de 800 expositores e 1250 marcas representadas.

O espaço “Hispack Unboxing” destaca-se no Pavilhão 2 da Gran Via da Fira de Barcelona com um programa de conferências, mesas redondas e apresentações, nas quais participarão representantes de empresas de alimentação e bebidas, cosméticos, farmácia, têxteis e construção, que utilizam soluções da indústria de embalagens. Haverá também palestrantes ligados a entidades, centros tecnológicos, clusters e fornecedores de tecnologia e materiais de embalagem.

The Body Shop, Nestlé, Puig, Martiderm, Bella Aurora, Vallformosa, Grupo Ametller Origen, Acesur, J. García Carrión, El Corte Inglés, Farma Dorsch, Bodegas Torres, Beam Suntory, Almirall, Reckitt, Pastisart, CQP Brands, Mahou San Miguel, Danone, Uriach, Flax and Kale, Pascual, Grupo Nueva Pescanova, Desigual, Kave Home e Roca são algumas das empresas que vão apresentar as suas experiências de inovação e sustentabilidade em embalagens.

Da parte das entidades que disponibilizam palestrantes e conteúdos, destacam-se a Elisava, AINIA, Aebrand, Packnet, Eurecat, Stanpa, Centro Espanhol de Plásticos (CEP), AIMPLAS, ANARPLA, ITENE, FIAB, Federação Espanhola de Vinhos, Leitat, Cluster da Embalagem, IQS, Recuperação de Resíduos Gremi e Centro Logístico Espanhol (CEL), entre outros.

No espaço “Hispack Unboxing” serão discutidos temas relacionados com tendências em design de embalagens, estratégias de sustentabilidade e economia circular no consumo de massa e outros setores industriais; ou ecodesign e ecoinovação em recipientes e embalagens. Serão também apresentados avanços nas embalagens cosméticas, nos novos recipientes biodegradáveis ​​e compostáveis, nos materiais flexíveis reciclados de alta barreira para embalagens alimentares, nos projetos de reutilização de garrafas de vidro para a indústria vinícola e na dinâmica do mercado de reciclagem de plástico para embalagens.

Da mesma forma, serão discutidos os novos desenvolvimentos regulatórios no setor de embalagens e resíduos de embalagens, estratégias a adotar tendo em vista a próxima publicação do Regulamento Europeu sobre Embalagens e Resíduos de Embalagens; o impacto dos plásticos na gestão de resíduos de embalagens; ou sustentabilidade na cadeia por meio da aplicação do reaproveitamento na logística reversa. Por fim, será discutido como a transformação digital da indústria de embalagens é colocada a serviço da sustentabilidade graças à automação, à robótica e à inteligência artificial.

Uma das novidades desta edição é a possibilidade de completar este conhecimento com uma dezena de percursos temáticos pela feira que apostarão nos materiais e embalagens criativas e inovadoras, nas embalagens circulares, na intralogística, na sustentabilidade das tecnologias de embalagem ou nas embalagens plásticas, na indústria 4.0. no setor de embalagens e embalagens inteligentes.