A Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria (Nerlei CCI) vai representar Portugal no Japão, nos primeiros dias de agosto, com o objetivo de promover a agenda mobilizadora Embalagem do Futuro.

Nos dias 8 e 9 de agosto, a Nerlei CCI marcará presença no Pavilhão de Portugal da Expo Osaka 2025, onde irá apresentar a agenda e um dos seus projetos mais simbólicos: a garrafa de vinho de 260 gramas, considerada a mais leve do mundo na sua categoria, composta por até 80% de vidro reciclado.

“Desenvolvida, com recurso a processos tecnológicos avançados, pela Santos Barosa (Grupo Vidrala), em colaboração com o LiDA – Laboratório em Design e Artes do Instituto Politécnico de Leiria, esta garrafa é o símbolo da inovação portuguesa orientada para a sustentabilidade”, destaca a associação em comunicado.

A comitiva portuguesa estará presente em Osaka e Kyoto, onde irá reforçar laços com associações empresariais e câmaras de comércio locais, assim como com empresas portuguesas a operar na região.

A Embalagem do Futuro integra um consórcio de 79 entidades, incluindo empresas, universidades, centros de investigação e associações, com um objetivo comum: desenvolver embalagens mais ecológicas, digitais e inclusivas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com um investimento global de 104,1 milhões de euros, o projeto é liderado pela Vangest, com o apoio da Nerlei CCI, do Politécnico de Leiria, da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e da consultora INOVA+.