A Lactogal, empresa líder no setor dos lacticínios em Portugal, anunciou hoje a compra da totalidade das empresas do Grupo Queijos Santiago.

A operação inclui o portefólio de marcas dos Queijos Santiago, três unidades de produção em Portugal – Montemuro, Palmela e Portalegre – e um Centro Logístico na Venda do Pinheiro. A transação está sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência.

A Queijos Santiago nasceu em 1918, em Castelo Branco, e conta com mais de 100 anos de história na produção de queijos nacionais, produzidos com leite 100% português. Recentemente, realizou investimentos recentes nas unidades industriais e no seu centro de logística que permitem duplicar o volume de queijo produzido e fatiado naquelas unidades, essencialmente para o mercado ibérico, não se prevendo alterações à atual estrutura organizativa da empresa.

“É com grande satisfação que assinamos este acordo com a maior empresa nacional de lacticínios e uma das mais reputadas da Europa. Este acordo permitirá dar continuidade ao percurso feito pela Queijos Santiago ao longo destes mais de 100 anos, distinguindo-se cada vez mais dos restantes players, no mercado nacional e no mercado internacional. Por outro lado, este acordo vai permitir à Queijos Santiago e aos produtores que lhe garantem a satisfação das necessidades de leite, beneficiar do excelente trabalho feito pelas cooperativas acionistas da Lactogal, cujas práticas e exigências se traduziram na melhoria da qualidade do leite em Portugal, ao longo de tantos anos” refere João Santiago, CEO do Grupo Queijos Santiago.

“Estamos seguros de que este alargamento do Grupo Lactogal, com mais uma empresa portuguesa, reforça o nosso ADN nacional e é uma demonstração inequívoca de que a Lactogal lidera a agenda da produção sustentável de leite em Portugal com uma cadeia de valor assente na economia social e alinhada com um modo de produção que conjuga leite de elevadíssimos padrões de qualidade em respeito pelas boas práticas ambientais e do bem-estar animal. Acreditamos que o negócio da Queijos Santiago complementa o da Lactogal e, como tal, esta integração representa um passo muito importante na prossecução da estratégia da Lactogal para a categoria de queijos e criará uma oferta mais competitiva e diversificada que beneficiará os consumidores”, sublinha José Capela, presidente do Conselho de Administração da Lactogal.

O grupo Lactogal é detentor de marcas como a Mimosa, Castelões, Agros, Gresso, Matinal, Vigor, Milhafre dos Açores e Pleno, entre outras.