A Diageo anunciou o lançamento do Everpour, um sistema de dispensa integrado, que será inicialmente testado com a marca Smirnoff, a vodka número um do mundo, em bares selecionados em Dublin, na Irlanda.
O Everpour foi desenvolvido pela equipa de Inovação em parceria com a Hodges & Drake. O sistema utiliza embalagens reutilizáveis que transportam as bebidas para uma unidade de dispensa, com quatro opções adaptadas ao ambiente de bar. A tecnologia recarrega automaticamente a garrafa de Smirnoff assim que esta é colocada na unidade Everpour. Uma vez que o barril fica vazio, é recolhido, limpo e reabastecido pela Diageo antes de ser redistribuído para os bares participantes. Após o fim da sua vida útil, a unidade será recolhida e separada para reciclagem.
Os locais participantes no teste utilizarão barris de aço inoxidável nas versões de 5 ou 17,5 litros de Smirnoff vodka. Com isto, a Diageo espera que cada barril deverá reduzir o uso de um mínimo de 500 garrafas de vidro descartáveis de 70cl, uma redução nas emissões de carbono de mais de 50% por litro de Smirnoff, a redução do tempo necessário para a troca e descarte de garrafas vazias e a necessidade de menos espaço de armazenamento necessário.
Stephanie Jacoby, Vice-Presidente Sénior Global de Vodka da Diageo, expressou: “Estamos muito animados por a Smirnoff ser a marca líder no Everpour, pois sabemos da importância de combinar conveniência para os nossos bartenders e sustentabilidade para a nossa empresa. Estamos continuamente a expandir os limites do que é tradicional na indústria de bebidas e ansiosos para aprender mais sobre circularidade através deste emocionante teste.”
Dave Lutkenhaus, Diretor Global de Inovação em Sustentabilidade da Diageo, comentou: “Este é um grande marco para a Diageo ao testar o nosso primeiro sistema de economia circular desenvolvido internamente para espirituosas. Projetámos o sistema com base em anos de dados da indústria, visando que o Everpour seja conveniente para os bartenders, ao mesmo tempo que reduz as nossas emissões de carbono. Estamos ansiosos para ver os resultados do teste e integrá-los nas próximas fases de desenvolvimento do produto.”
O teste do Everpour será realizado em sete estabelecimentos em Dublin e terá a duração de seis semanas. O objetivo é avaliar a viabilidade técnica do sistema, enquanto se recolhe feedback de clientes e consumidores. Os resultados do teste serão analisados e integrados nas versões futuras do Everpour antes de novos testes.