A Água de Carvalhelhos avançou com a impressão em braille em várias tipologias de garrafas de água mineral natural.
Com esta medida, a marca pretende tornar os seus produtos mais acessíveis a cerca de 600 mil cidadãos com deficiência visual em Portugal, incluindo aproximadamente 30 mil pessoas cegas.
Este avanço ocorre na sequência da recente substituição dos equipamentos de fabrico de garrafas, que operam exclusivamente com preformas. A nova tecnologia permitiu à empresa integrar elementos em braille como o nome da marca, a indicação de pH 7 e a utilização de rPET (plástico reciclado) diretamente nas embalagens.
“Trata-se de uma mudança que pode melhorar a qualidade de vida de muitos consumidores e que atende às necessidades especiais de milhares de pessoas. A responsabilidade social é um domínio valorizado pela Carvalhelhos e que, amiúde, ganha reflexos sobretudo regionais. Desta vez, estende-se a nível nacional e internacional, uma vez que exportamos cerca de 15% da produção”
Gonçalo Magalhães Ferreira, Diretor Comercial para o Mercado Externo e Regiões Autónomas.
O projeto foi apresentado à ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, que reconheceu o valor da iniciativa, sublinhando a importância dos pequenos avanços na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Com atividade desde 1915, a Águas de Carvalhelhos é uma das mais emblemáticas marcas de água mineral natural em Portugal. A origem da marca remonta à descoberta, por uma pastora, das propriedades medicinais das águas na localidade de Carvalhelhos, no concelho de Boticas (Trás-os-Montes). O seu perfil químico, com destaque para o pH neutro (7), continua a ser um dos fatores distintivos no mercado.