A Walkers Chocolates iniciou a transição das suas embalagens de plástico para soluções em papel reciclável, fruto de uma parceria com a UPM Specialty Papers e a EvoPak.
O novo invólucro, desenvolvido especificamente para produtos de chocolate, combina o papel de barreira UPM Solide™ Lucent 45 g/m² com o revestimento RCM da EvoPak.
Graças às suas propriedades de barreira contra oxigénio e gordura, o novo material garante a proteção necessária para chocolates e outros produtos exigentes. Desde 2024, a Walkers Chocolates já utiliza embalagens de papel reciclável em vários produtos, incluindo linhas fabricadas para grandes retalhistas e clientes internacionais. Atualmente, algumas das suas próprias gamas já chegam ao mercado com este invólucro sustentável em diferentes cadeias de supermercados do Reino Unido e em mercados externos.
“A qualidade de impressão do UPM Solide Lucent é impressionante e o revestimento RCM da EvoPak é uma solução revolucionária para a nossa indústria. Conseguimos manter a eficiência nas linhas de embalagem, à mesma velocidade do plástico tradicional, com apenas pequenos ajustes”, afirmou Tom Murtagh, diretor comercial da Walkers Chocolates.
Segundo a EvoPak, o revestimento RCM – um polímero solúvel em água – permite criar uma solução que conserva as funcionalidades das embalagens de plástico convencionais. “Estamos muito satisfeitos com o desempenho do papel e a qualidade de impressão em flexografia é excecional. O UPM Solide Lucent é, sem dúvida, a nossa escolha para futuros desenvolvimentos em embalagens sustentáveis”, destacou Tom Lock, CEO da EvoPak.
Reciclável nas infraestruturas existentes de reciclagem de fibras, a solução obteve a certificação CEPI/4EG Technical Recyclability Score (v. 2.0 Jan 2025).
As primeiras amostras desta solução co-criada estarão disponíveis na Fachpack 2025, em Nuremberga, no stand da UPM Specialty Papers (Hall 3A, stand 329), entre 23 e 25 de setembro.