A Amcor anunciou que as novas embalagens dos cremes de mãos Aqua Allegoria, da Maison Guerlain, integram o polímero reciclado premium CleanStream®, desenvolvido pela empresa para aplicações sensíveis ao contacto.

Com mais de 97% de ingredientes de origem natural, os novos cremes de mãos exigem uma embalagem que esteja à altura da imagem premium da Maison Guerlain e, simultaneamente, espelhe a sua estratégia ambiental. Para isso, a Amcor forneceu uma solução baseada na tecnologia CleanStream®, um processo de reciclagem mecânica de resíduos domésticos de polipropileno (PP), que permite obter um material reciclado de alta pureza.

Através de múltiplas fases de triagem assistida por inteligência artificial, incluindo identificação, separação e descontaminação automatizadas, a CleanStream promete um polímero reciclado com desempenho semelhante ao material virgem, apto para embalagens que entram em contacto com o produto.

“O setor da cosmética enfrenta o desafio de conciliar luxo e sustentabilidade, que antes eram vistos como objetivos opostos”, refere Marine Sueur, diretora de vendas da Amcor em França. “A tecnologia CleanStream® foi desenvolvida precisamente para colmatar essa lacuna, fornecendo um material reciclado de alta qualidade com as características do polímero virgem.”

O frasco dos cremes Aqua Allegoria inspira-se na forma hexagonal de um favo de mel, em homenagem à abelha, símbolo histórico da Maison Guerlain desde 1853. É fabricado exclusivamente em PP, disponível em três cores distintas para diferenciar as variantes da gama, e apresenta uma construção multicamada que garante a proteção e estabilidade da fórmula. Tanto o frasco como a tampa são finalizados com um verniz mate incolor e decorados por serigrafia.

Produzida integralmente em polipropileno, a embalagem é reciclável nos países europeus com infraestruturas adequadas, reforçando o potencial de circularidade do produto. O frasco e a tampa são fabricados em duas unidades da Amcor em França.