A Amazon apresentou um novo design para as embalagens dos seus dispositivos Echo, Kindle e Fire TV.

O objetivo é reduzir o impacto ambiental ao usar mais fibras recicladas, menos tinta e eliminar materiais difíceis de reciclar.

Desde o início de 2024, a empresa já utilizava embalagens 100% recicláveis para 90% dos dispositivos lançados nos EUA. Agora, com a nova abordagem, a embalagem média inclui 30% mais fibras recicladas e elimina o uso de fibras virgens e branqueadas.

O novo design adota a aparência de caixas kraft. A mudança reduz a utilização de tinta em 60% e também aumenta o uso de materiais reciclados pós-consumo. Além disso, a Amazon substituiu os plásticos de proteção por revestimentos à base de água e embrulhos de papel recicláveis, tanto dentro quanto fora da embalagem.

A compactação das embalagens permitiu aumentar o número de produtos transportados por palete, reduzindo a dependência do transporte aéreo em favor de métodos como o transporte marítimo, que emite 95% menos carbono, segundo a empresa.

Para melhorar a acessibilidade, a Amazon está a introduzir códigos QR táteis nas guias rápidas de configuração. Os códigos permitem que pessoas cegas ou com baixa visão acedam a informações digitais sobre os produtos, incluindo instruções de configuração e dicas de solução de problemas. Os códigos estarão disponíveis em embalagens de dispositivos selecionados, com expansão prevista para o futuro.

A Amazon também tem implementado melhorias nas embalagens de entrega. Desde 2015, a empresa reduziu o peso médio das embalagens por envio em 43%, evitando mais de 3 milhões de toneladas métricas de resíduos. Em 2023, a remoção de almofadas de ar plásticas nos centros de distribuição globais evitou o uso de quase 15 mil milhões de almofadas plásticas por ano.

Os novos designs de embalagem já estão a ser usados nas linhas mais recentes de dispositivos Kindle, Echo Show e Fire TV. A Amazon planeia expandir a abordagem para todos os dispositivos a nível global.