fbpx

A Smurfit Kappa anunciou a construção da sua primeira fábrica em África. Localizada na região de Rabat em Marrocos, a fábrica de cartão canelado de 25 000 m2 irá fornecer soluções de embalagem para setores como o industrial, agrícola e automóvel.

Arrancaram hoje os trabalhos de construção da fábrica, na presença de diversas autoridades locais e acompanhadas por Neima el Houda Bouamama, Diretora do Centro Regional de Investimentos da Região Rabat Salé Kénitra.

Smurfit Kappa Maroc

A nova fábrica de última geração irá criar cerca de 300 postos de trabalho na região, tanto direta como indiretamente. Os produtos fabricados serão inteiramente destinados ao consumo no mercado marroquino e irão ao encontro das necessidades dos clientes locais e multinacionais.

A Smurfit Kappa tem uma presença comercial em Marrocos desde o final dos anos 90 e tem agora um escritório de vendas e uma rede de centros de montagem. A nova fábrica irá reforçar a posição da empresa no país.

Ignacio Sevillano, CEO da Smurfit Kappa Espanha, Portugal e Marrocos, disse: "A Smurfit Kappa está extremamente orgulhosa de anunciar a construção da sua primeira fábrica de embalagens de cartão canelado na região de Rabat Salé Kénitra, em Marrocos. Um país cuja cultura está muito próxima da visão e valores da nossa empresa. Este investimento faz parte da abordagem "pensar globalmente, agir localmente" da Smurfit Kappa, que combina o nosso modelo de sourcing integrado, experiência e riqueza de dados com a perícia da nossa equipa local para compreender e satisfazer as necessidades dos clientes".

Mounir Naciri, diretor geral da Smurfit Kappa Marrocos, acrescentou: "A nossa presença atual na Região de Rabat Salé Kénitra permite-nos colaborar e trabalhar estreitamente com os nossos clientes em Marrocos, mas com esta nova fábrica de embalagens, que ficará situada numa área com um destacado potencial de crescimento, a Smurfit Kappa contribuirá ainda mais para o desenvolvimento dos seus negócios e permitir-nos-á responder mais rapidamente às suas exigências em matéria de embalagem de cartão canelado. Num mercado que atualmente tem poucos fornecedores de embalagens, este investimento ajudará a garantir o fornecimento e a aumentar a produção local destes materiais, o que trará maior valor aos clientes".

Render sk maroc

 Naciri prossegue, observando que "este notável projeto não teria sido possível sem o incrível apoio das autoridades locais. De facto, no âmbito da Visão Real, que visa promover o investimento, a reforma dos centros de investimento regionais foi uma prioridade nacional para satisfazer as necessidades dos investidores e contribuir para a melhoria do clima empresarial em Marrocos. Um dos principais pilares desta reforma é a criação das Comissões Unificadas de Investimento Regional, lideradas pelo Wali da região, com o objetivo de melhorar os processos de tomada de decisão e assegurar uma revisão integrada e consistente dos projetos de investimento".

Espera-se que a nova fábrica esteja operacional a partir do primeiro trimestre de 2023. A Smurfit Kappa tem atualmente mais de 355 plantas em todo o mundo, localizadas em 36 países. Além disso, é o único operador regional de grande escala na América Latina.