A finlandesa Huhtamaki vendeu as suas operações na Rússia à Espetina Ltd, numa operação de 151 milhões de euros.
A Espetina é uma holding detida por Alexander Govor e Iury Kushnerov. A transação inclui quatro unidades fabris na Rússia, que empregam 724 pessoas.
A 14 de abril de 2022, a Huhtamaki anunciou a sua intenção de alienar as suas operações na Rússia. Isto seguiu-se a uma decisão anterior de parar todos os investimentos na Rússia no início da invasão da Ucrânia.
"Consideramos que a evolução atual da situação e as perspetivas de longo prazo na Rússia impedirão a concretização da nossa estratégia de crescimento e ambições de longo prazo no país. Temos o prazer de pôr fim à subsequente revisão das nossas opções estratégicas na Rússia. Como parte do processo, realizamos diligências extensivas para encontrar o melhor comprador e futuro parceiro possível para os nossos colaboradores locais – a segurança e bem-estar dos quais permanecem importantes para nós. Sentimos que a Espetina será uma boa e empenhada proprietária do negócio e do futuro dos nossos colaboradores", afirma Charles Héaulmé, Presidente e CEO, Huhtamaki.
Como resultado da venda, a Huhtamaki espera um ganho de aproximadamente 15 milhões de euros no terceiro trimestre. Os dados apresentados são estimativas preliminares que são afetadas, entre outras, por alterações da taxa de câmbio RUB/EUR. A venda não deverá ter um impacto financeiro significativo para a Huhtamaki em 2022, diz a empresa.