Smurfit Kappa criou uma solução de embalagem especificamente concebida para o vinho e para o canal do comércio electrónico. A nova solução detém a certificação "Frustration-Free Packaging" (FFP) da Amazon, que é uma novidade mundial para uma solução de embalagem genérica que atende a diferentes tipos de caixas e garrafas de vinho.
A nova embalagem múltipla consiste num design que inclui uma caixa exterior e amortecedores e é suficientemente robusta para chegar ao consumidor final em condições.
O vice-presidente de Inovação e Desenvolvimento da Smurfit Kappa, Arco Berkenbosch, afirmou: "Estamos encantados por estabelecer uma parceria com a Amazon para fornecer outra solução de embalagem pré-certificada Frustration-Free. Utilizámos os nossos mais de 15 anos de experiência em comércio electrónico para conceber esta solução para o sector do vinho directo ao consumidor, que continua a crescer a um ritmo fenomenal. A nossa nova embalagem 100% reciclável permitirá às empresas que vendem vinho através do Amazon Marketplace levar os seus produtos ao consumidor final mais rapidamente e a velocidade de comercialização é um diferenciador chave no mundo de hoje".
O programa FFP da Amazon foi introduzido para reduzir o excesso de embalagens, melhorar a experiência do consumidor e aumentar a sustentabilidade. A Amazon fornece aos vendedores um conjunto rigoroso de directrizes de embalagem que estes devem cumprir antes de poderem listar os seus produtos.
O sector do comércio electrónico de vinhos registou um aumento significativo nas vendas desde o início da pandemia em 2020, com a empresa de estudos de mercado Euromonitor a reportar um aumento de 52% nas vendas de vinho em linha entre 2019 e 2021.