O Grupo José Neves, com sede em Guimarães, vê a aposta em energias renováveis como uma estratégia competitiva e refere que já conseguiu evitar a emissão de 154,99 toneladas de CO2, com uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC).
O Grupo refere que as metas ambientais estabelecidas pelo Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030) são ambiciosas, mas possíveis. E, após o investimento na UPAC, o grupo quer antecipar, em 10 anos, o cumprimento das metas e objetivos fixados para 2030 no âmbito do Pacto Ecológico Europeu e do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas / UNFCCC COP26 (Glasgow).
“As empresas industriais não podem nem devem ser vistas como inimigas no combate às alterações climáticas, mas sim como aliadas cruciais no trabalho a desenvolver para que seja possível alcançar os objetivos e metas ambientais propostas. É vital o empenho individual para o alcance dos objetivos coletivos e a este nível o tecido empresarial pode fazer a diferença, com exemplos de boas práticas e com campanhas de sensibilização para um tema exigente e sensível, mas que marcará a saúde futura do planeta e dos recursos naturais”, refere o Grupo em comunicado.
Nota:
1. Metas ambientais do Green Deal (Pacto Ecológico Europeu) – energia elétrica:
- Objetivo: redução ≥55% emissões líquidas de gases com efeito de estufa.
- Prazo: 2030
- Resultados (em 2020): cumprimento com o Green Deal em 115,27%.
2. Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas / UNFCCC COP26 (Glasgow) – energia elétrica:
- Objetivo: redução ≥45% das emissões de CO2 em relação a 2010 (redução de 1,5ºC em relação à era pré-industrial).
- Prazo: 2030
- Resultados (em 2020): cumprimento COP26 em 140,89%.