O Hinojosa Packaging Group concluiu 2022 com um volume de negócios de 820 milhões de euros, mais 27% do que em 2021, mantendo o crescimento nos últimos anos, apesar da situação global, com recordes nos preços da energia e das matérias-primas, e problemas de fornecimento que afetaram toda a cadeia de valor.
“O objetivo da Hinojosa é estar ao lado dos seus clientes no seu processo de crescimento e responder às respetivas necessidades, decorrentes das tendências sociais de evolução para embalagens sustentáveis. Isto, para além da sua expansão internacional: em 2022, a empresa consolidou a sua posição em Portugal e em França, no decorrer do processo de compra de e integração da Allard Emballages”, explica o grupo em comunicado.
O grupo lançou novos produtos para expandir a gama de Foodservice, uma nova linha de embalagens à base de papel 100% reciclável. Além disso, recebeu vários prémios relacionados com a sua capacidade inovadora, como é o caso do Liderpack 2022, atribuído pelo design de uma caixa bag-in-box para líquidos.
A descarbonização e a economia circular
Apesar do aumento das suas vendas e da sua atividade industrial, a empresa reduziu a pegada de carbono em 12% no ano passado e alcançou uma taxa de recuperação de resíduos superior a 93%.
O ano de 2022 também ficou marcado pela adesão à Iniciativa Global Compact das Nações Unidas e recebeu uma certificação para o modelo de gestão baseado nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) desenvolvidos pela AENOR.
O marco dos 75 anos
Em 2022, o grupo celebrou o seu o 75º aniversário e fez a renovação da sua proposta com o slogan "acrescentar valor ao que está dentro". Atualmente, o Grupo Hinojosa tem 2500 funcionários e 19 fábricas em Espanha, Portugal e França.