Em 2010, os produtores de papel e cartão reunidos na Cepi, a Confederação das Indústrias Europeias de Papel, lançaram duas diretrizes para a fabricação de papel e cartão para contato com alimentos: Diretrizes de Contato com Alimentos e Boas Práticas de Fabricação (BPF). Desde então, tornaram-se uma referência e receberam agora uma atualização.

Jori Ringman, Diretor Geral da Cepi, diz: «As Boas Práticas de Fabricação têm um papel primordial a desempenhar na gestão de riscos. Também servem à mudança gradual para alternativas sustentáveis, renováveis e recicladas. Matérias-primas de fontes renováveis, como as usadas para embalagens à base de papel, devem ser reconhecidas como blocos de construção de uma nova economia mais circular.»

CEPI BPF

As diretrizes BPF foram baseadas no Regulamento da Comissão sobre materiais e artigos destinados a entrar em contato com alimentos (EC1935/2004) e o Regulamento da UE sobre boas práticas de fabricação de materiais e artigos destinados a entrar em contato com alimentos (EC 2023/2006).

Refere que todos os materiais e artigos destinados ao contacto com alimentos “devem ser fabricados de acordo com as Boas Práticas de Fabrico”. Como o Regulamento BPF se aplica a todos os tipos de materiais e artigos que entram em contato com alimentos, há necessidade de aconselhamento específico sobre sua implementação em cada setor de fabricação. As diretrizes de orientam a implementação pela indústria de papel e cartão de um conjunto de boas práticas de fabricação em conformidade com aquele Regulamento.

 Esta é a primeira atualização desde 2010 e deve ser lida em conjunto com as também atualizadas Diretrizes de Contato com Alimentos. As diretrizes fornecem um roteiro para orientar os produtores de papel e cartão a implementar um bom sistema de fabricação de materiais e artigos em contato com alimentos de acordo com a EC 2023/2006, servindo como orientação para aqueles que auditam esses sistemas.

Estas diretrizes atualizadas surgem num contexto em que o mercado de soluções de embalagens recicláveis e de base biológica enfrentam um rápido desenvolvimento. As principais matérias-primas são fibras de celulose naturais com propriedades higiénicas inerentes, tornando-as diferentes de outros materiais usados para contato com alimentos. Outra diferença é que a fabricação de papel e cartão é principalmente mecânica, e não química, além de ser altamente reciclável.

Faça o download das diretrizes de Boas Práticas de Fabricação (BPF) da Cepi. O conteúdo é consultivo e não é juridicamente vinculativo. É responsabilidade de cada empresa garantir o cumprimento das regras aplicáveis e estas diretrizes visam ajudar a indústria de papel e cartão a demonstrar conformidade.