A Smurfit Kappa obteve dois galardões nos Fastmarkets Forest Product PPI Awards devido à sua participação no projeto HYFLEXPOWER, que aborda a segurança a partir da perspetiva dos colaboradores. 

O HYFLEXPOWER, um projeto de investigação sobre energias renováveis que começou na fábrica de papel que a empresa tem em Saillat (França), obteve o premio Energia Verde e Biocombustíveis. Trata-se do primeiro piloto no mundo a introduzir um demonstrador integrado de turbina de gás de hidrogénio, e representa uma colaboração entre indústrias, organismos académicos e institutos de investigação.

O objetivo global é demonstrar a viabilidade industrial do conceito de armazenamento de eletricidade em forma de hidrogénio e, em última instância, utilizar este hidrogénio como fonte de energia renovável. A fase inicial do projeto, em que se testou com êxito o hidrogénio com uma mistura de 30% de hidrogénio e 70% de gás natural, teve lugar com sucesso em novembro.

Smurfit Kappa Hyflexpower

Saverio Mayer, CEO da Smurfit Kappa Europa, diz: «estamos muito orgulhosos por ter obtido estes dois galardões nos prémios mundiais PPI, com um nível de participação muito elevado. É magnífico ter recebido este reconhecimento para o projeto piloto de hidrogénio, porque, na Smurfit Kappa, concentramo-nos em reduzir as nossas emissões com a melhor tecnologia disponível e, ao mesmo tempo, testamos inovações que nos ajudem a atingir os nossos objetivos Better Planet 2050».

Por sua vez, o projeto “100 histórias sobre segurança”, criado pelos trabalhadores da fábrica da Smurfit Kappa em Tijuana (México), obteve o prémio Risco e Segurança. Destaca os desafios de segurança que representa trabalhar com maquinaria e analisa o valor da segurança a partir da perspetiva do colaborador.

Por sua vez, Juan Pablo Pérez, CEO da Smurfit Kappa América do Norte, acrescentou ser «uma grande honra ver reconhecido o projeto “100 Histórias sobre segurança” nos Prémios PPI deste ano. A segurança é um valor fundamental, pelo que nos pareceu importante reforçar o comportamento seguro de uma forma nova e atrativa, tomando como referência a perspetiva dos nossos colaboradores que trabalham tanto nas fábricas como nos escritórios. Até agora tem sido um êxito e queremos repeti-lo em vários centros».

Para o levar a cabo, foi elaborado um livro com ilustrações de um artista local. O projeto teve tal acolhimento que, embora inicialmente só incluísse histórias dos colaboradores da fábrica de cartão canelado de Tijuana, agora está a ser ampliado para incluir outras fábricas da Smurfit Kappa.