A Embalcer instalou uma máquina de encapuzamento automático na Artevasi, uma empresa de referência do setor dos vasos ornamentais em Portugal.
No seguimento do desenvolvimento de negócio no segmento dos vasos em terracota, a empresa instalou, na localidade de Boialvo, uma unidade de produção em forno continuo, de grande capacidade produtiva, necessitando de um processo automático de embalagem. O departamento de engenharia da Embalcer desenvolveu, em conjunto com o cliente, a solução técnica e o layout de integração dos equipamentos no espaço da fábrica.
O equipamento escolhido foi uma máquina combinada de encapuzamento e termo retração da OMS, modelo AT53 /3, que combina, numa única estação, a possibilidade de colocar o saco de plástico no produto e realizar a retratilização do mesmo. O equipamento dispõe de um porta-bobinas triplo que lhe permite uma diversidade de dimensões de filme para uma maior otimização de embalagem. A escolha do filme a utilizar e o tipo de ciclo a realizar pelo equipamento são selecionados de forma automática em função do produto que pode ser colocado na linha de embalagem.
A linha foi projetada para poder realizar uma produção de até 60 paletes por hora, sem necessidade de presença de um operador, sendo suficiente a supervisão do operador que faz a alimentação da linha de embalagem, quer para monitorizar o funcionamento quer para realizar os reabastecimentos de consumíveis.
O tipo de embalagem com filme termo retrátil permite, por exemplo, maior segurança do produto no transporte por via marítima. Tem ainda a particularidade de se ajustar de forma precisa às dimensões do produto, sem, no entanto, exercer demasiada pressão no mesmo, o que permite proteger a integridade física do produto, diz a Embalcer.
A Embalcer desenvolve soluções de embalagem de fim-de-linha para a indústria. Simultaneamente comercializa os equipamentos e materiais de embalagem industrial. Os seus departamentos comerciais e de assistência técnica situam-se no Porto, em Leiria, em Lisboa e na Galiza.